A Secretaria Municipal de Educação está finalizando os preparativos para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que inicia nesta quarta-feira (04/06), mobilizando estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino. A edição de 2025 traz como tema: “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, integrando o calendário de ações em preparação para a COP30, que acontecerá em Belém (PA).
O principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas em educação ambiental, incentivando que as escolas se tornem espaços educadores sustentáveis e resilientes. A proposta inclui pesquisas escolares, produção de conhecimento e desenvolvimento de jornadas pedagógicas voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas nos territórios locais.
A programação da conferência começa no CIEF Profª Mirian Gery Friedrichsen, seguindo com atividades na Escola Adolfo Cabral (05/06) e Escola Profª Francisca Borba (06/06). A segunda etapa inclui a Escola São Brás (16/06), Escola Profª Felicidade Pinto Figueredo (18/06) e finaliza na Escola Monteiro Lobato (24/06). O IMP (Instituto Municipal de Pesquisa) também participa com palestras educativas e diálogos ambientais com os alunos.
A ação é promovida pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e prefeituras municipais.