FEIRA ARTESANATO DA BAHIA TERÁ EDIÇÃO ESPECIAL NO FESTIVAL SABORES DE ITACARÉ

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA TERÁ EDIÇÃO ESPECIAL NO FESTIVAL SABORES DE ITACARÉ

Feira Artesanato da Bahia ganhará uma edição especial dentro da programação do 8º Festival Sabores de Itacaré, entre os dias 14 e 16/10 (quinta, das 18h30 às 23h; sexta e sábado, das 16h às 23h), na Praça São Miguel (Av. Castro Alves, Orla), em Itacaré. O evento reunirá uma amostra da produção artesanal do estado e da Costa do Cacau.

Se o Festival Sabores de Itacaré, com o tema Da Origem ao Prato, propõe traçar uma trajetória dos alimentos através da agricultura familiar da região, na Feira Artesanato da Bahia o conceito é, também, reunir a produção mapeada de artesãs e os artesãos da Bahia. O evento aposta também na diversidade cultural, presente nos santos barrocos, moldados pelos santeiros em argila, e nas bonequeiras que reproduzem a fauna e a flora da Costa do Cacau.

Trabalhos em cerâmica, bordados diversos, trançado de fibras naturais de cipós, aproveitamentos de cocos, arte em tecido e retalhos e em crochê, muito presentes na região, estarão representados na feira. Um exemplo, são as peças trançadas pelos artesãos das comunidades Quilombolas.

Artesãs e artesãos interessados em expor seus produtos podem fazer sua inscrição através do site www.artesanatodabahia.com.br até o dia

10 de outubro. É preciso residir na Bahia e possuir a Carteira Nacional de Artesão.

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Itacaré e do Festival Sabores de Itacaré.

“Itacaré encerrará com chave de ouro este primeiro ciclo de feiras no contexto da retomada de atividades econômicas. A Feira do Artesanato chega a um dos grandes destinos turísticos do estado se integrando ao Festival de Gastronomia local. São aguardados artesãs e artesãos dos territórios litoral sul, baixo sul e costa do descobrimento que terão oportunidade de apresentar e vender sua produção para moradores e visitantes de todo o país”, comenta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre

EDIÇÃO ITINERANTE – Entre agosto e setembro, a Feira de Artesanato da Bahia visitou com sucesso as cidades de Aratuípe (Maragogipinho), Lençóis, Jacobina, Vitória da Conquista, Cachoeira e Juazeiro. Em cada uma delas, o evento envolveu os municípios da região com a comercialização de produtos de artesãs e artesões, encontros para debater o setor e com inscrições para a Carteira Nacional do Artesão. O formato itinerante também cumpriu a proposta de aquecer o turismo e valorizar a cultura de cada região.

GASTRONOMIA – Com uma programação que envolve cozinha-show, feira gastronômica e apresentações artísticas e culturais, o Festival Sabores de Itacaré, de 14 a 24 de outubro, vai homenagear Júlio de Oliveira, que durante anos esteve à frente do evento. Com curadoria do chef Junior França, o evento reúne chefs locais renomados nas oficinas gastronômicas, que terão temas que valorizam os ingredientes locais, receitas de raiz e culinária afetiva.

“Um evento consagrado, o Festival Sabores de Itacaré há sete anos movimenta a cidade. Esse ano, com o tema ‘Da origem ao prato’, vamos valorizar a prata da casa, trazendo de volta para homenagear os chefs que se formaram e capacitaram em Itacaré. E, para coroar, estamos com a Feira Artesanato da Bahia, que valoriza também a prata da casa com os artesãos apresentando os produtos criados aqui”, aposta José Alves, secretário de Turismo de Itacaré.

Jamil Moreira CastroCOMO Comunicação

 

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress