As aulas de música oferecidas aos integrantes do Corpo de Baile de Itajaí vêm transformando a forma como os jovens bailarinos se conectam com o ritmo, o som e o movimento. Ministradas pela professora Débora Mazoti, as atividades fazem parte do projeto formativo realizado pelo Hama Espaço Artístico, com apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com incentivo das empresas Havan e Usimetal.
Ao longo do ano, os 25 bailarinos selecionados exploram aspectos fundamentais da música — como ritmo, melodia e pulsação — utilizando o corpo, a voz e instrumentos musicais para ampliar a percepção e a expressividade artística. As atividades seguem até novembro, com encontros semanais que acompanham a preparação para as apresentações do segundo semestre.
“A aula de música dentro do Corpo de Baile complementa a parte rítmica, mas também ajuda o grupo a entender onde o som começa e termina, sua duração e o que o corpo pode expressar nesse tempo. Isso tem sido extraordinário”, destaca Débora Mazoti.
A professora relata que, ao observar os primeiros aquecimentos, percebeu que muitos alunos dependiam da contagem das outras professoras para sincronizar seus movimentos. A partir das aulas de música, os bailarinos passaram a compreender melhor a estrutura sonora e a se expressar com mais autonomia.
Música como guia do movimento
Para a aluna Sophia Bastos, de 11 anos, a música é um elemento essencial na sua formação como bailarina:
“Entender a estrutura musical me permite dançar com mais consciência, fluidez e conexão com a trilha sonora. Hoje, sinto que a música não é apenas um fundo para o que dançamos, mas algo que guia, inspira e dá vida ao movimento”, afirma.
Já Olivia Gabrielli Gualberto, 13, conta que o aprendizado contribuiu para sua memória corporal, noção de tempo e percepção coletiva:
“Senti que a música contribui muito para o meu processo de memorização, tanto no ballet quanto em outras atividades. Também desenvolvi mais a percepção de grupo e de espaço, o que é essencial para quem dança em conjunto.”
Preparação para o espetáculo
A proposta é que o espetáculo de encerramento do ano una expressividade corporal, cênica e musical em uma apresentação completa, refletindo o amadurecimento artístico dos jovens bailarinos. O projeto segue com aulas, workshops e oficinas gratuitas de formação técnica, e visa preparar futuros profissionais da dança, contribuindo para o fortalecimento da cultura local.







