Bahia recebe 100 computadores para quilombolas e Ministério das Comunicações celebra 100 mil equipamentos entregues pela Caixa

Bahia recebe 100 computadores para quilombolas e Ministério das Comunicações celebra 100 mil equipamentos entregues pela Caixa

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Computadores para Inclusão,Bahia,Caixa Econômica,inclusão digital,quilombolas

As comunidades quilombolas da Bahia receberam, nesta sexta-feira (8), em Salvador (BA), 100 computadores por meio do programa Computadores para Inclusão, executado pelo Ministério das Comunicações (MCom). A entrega marca a celebração de 100 mil equipamentos — entre notebooks, CPUs, monitores e periféricos — repassados pela Caixa Econômica Federal desde 2023, início da parceria entre as duas instituições.

Durante o evento, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o presidente da Caixa, Carlos Vieira, assinaram um Termo Aditivo de Prazo ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT), prorrogando a parceria por mais dois anos. A ampliação permitirá não apenas a continuidade do repasse de equipamentos, mas também a inclusão de cerca de 8 mil terminais de autoatendimento (ATMs) que estão sendo substituídos pela Caixa em seu processo de modernização tecnológica.

“O programa Computadores para Inclusão é uma das nossas principais estratégias para democratizar o acesso à tecnologia e garantir oportunidades para todos os brasileiros”, afirmou Frederico de Siqueira Filho, destacando que a parceria com a Caixa é fundamental para ampliar o alcance da política pública e conectar quem mais precisa.

Ainda em 2024, o MCom já realizou a doação de notebooks à Comunidade Quilombola de Pitanga de Palmares, em Salvador (BA), dando início a uma mobilização nacional que levará 200 computadores a 44 comunidades quilombolas em diferentes regiões do país. A Pasta também inaugurou um novo laboratório de informática na Associação Beneficente Casa Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA), equipado com 20 computadores recondicionados, e anunciou investimento superior a R$ 3 milhões em projetos de Robótica Educativa e na ampliação do programa.

O Computadores para Inclusão, coordenado pelo MCom, reaproveita equipamentos de órgãos públicos que seriam descartados. Até agora, mais de 62,5 mil máquinas foram restauradas nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC’s), servindo também como ferramenta de ensino técnico, e doadas a laboratórios de informática em mais de 1,2 mil municípios. Além disso, o programa já ofereceu 281 cursos, formando mais de 57,7 mil alunos e garantindo o descarte correto de 9,5 mil toneladas de resíduos, unindo tecnologia, educação, sustentabilidade e cidadania digital.

Relacionados
plugins premium WordPress