A Associação Grupo da Terceira Idade Balanço das Ondas, referência em dança e expressão artística da terceira idade em Balneário Camboriú, celebra seus 26 anos de história com um baile comemorativo nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, no Centro Comunitário Vila Real (Rua Dom Daniel, esquina com Rua Dom Ricardo). Os ingressos custam R$ 35,00 e podem ser adquiridos no local.
O grupo faz parte do Projeto Maturidade Saudável, desenvolvido pela Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME). Toda a comunidade está convidada a prestigiar este momento especial de celebração e confraternização.
Para a integrante Lenice Gheno, o grupo é símbolo de amor, esforço e representatividade. “O Balanço das Ondas se tornou nossa paixão. Representamos nossa cidade com orgulho e nos destacamos pelas apresentações criativas. Buscamos patrocínios e realizamos rifas para ajudar nos figurinos, pois cada detalhe é feito com muito carinho”, afirma.
A coreógrafa Fátima Folchini, à frente do grupo há 25 anos, emociona-se ao relembrar a trajetória. “Foram muitas histórias, amizades e momentos inesquecíveis. Dançar é expressar sentimentos, é sentir o coração pulsar no ritmo da música. É viver!”, ressalta.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destaca a importância cultural do grupo:
“O Balanço das Ondas representa Balneário Camboriú em festivais por todo o país, conquistando prêmios e levando o nome da cidade com orgulho. No Projeto Maturidade Saudável, proporcionamos não apenas atividades físicas, mas experiências transformadoras.”
Fundado em 20 de maio de 1999, o grupo teve como primeiro diretor Paulo Vieira Ramos. Após seu falecimento, Fátima Folchini assumiu as aulas, dando início a uma nova fase artística com apoio de Lenice Gheno.
Com 18 dançarinos atualmente, o grupo participa de importantes festivais como o Festival de Dança de Joinville 60+, Master Volkfest, Festfolk, JASTI, entre outros. Os figurinos são criados e reaproveitados pela própria coreógrafa e integrantes, que também confeccionam acessórios, mantendo viva a criatividade e o espírito colaborativo.