A premiação dos hotéis participantes da edição 2025 da campanha Room Tax, promovida pelo BC Convention & Visitors Bureau, ocorreu na noite de terça-feira (2), em um evento realizado no Costão Parador | Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú. A ocasião contou com o patrocínio de Multiparque e Parksnet, que aproveitaram para lançar uma campanha de incentivo de vendas dos atrativos, oferecendo premiação em dinheiro aos hotéis.
Hóteis premiados
Os vencedores da Room Tax 2025 foram: Palmas Executivo (maior arrecadação por potencial instalado), Negrini (maior crescimento entre 2024 e 2025) e Plaza Camboriú (maior arrecadação em 2025). Neste ano, a campanha também contou com o apoio da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), através do setor de Cursos Livres, que ofereceu um programa de treinamentos às equipes hoteleiras.
Importância da participação
A Room Tax consiste em uma contribuição voluntária para o turismo — uma prática comum internacionalmente — em que toda arrecadação é destinada aos Convention Bureaux. Os hóspedes dos 24 hotéis participantes, em Balneário Camboriú, foram convidados a contribuir com R$ 4,00 por dia de estadia (por quarto). O valor é repassado ao BC Convention, que o utiliza para manter sua estrutura e executar ações fundamentais à cidade — como captação de eventos, promoção do destino, capacitação do trade (incluindo agentes e operadores de viagens), realização de eventos, desenvolvimento de projetos turísticos e ações de marketing.
A importância da Room Tax para a manutenção do BC Convention é ressaltada por sua presidente, a hoteleira Andrezza Negrini, que enfatiza o papel do recepcionista nesse processo. “Esse profissional é quem recebe o nosso turista em Balneário Camboriú”, afirma. Este ano, a iniciativa focou em envolver, treinar e valorizar esses colaboradores, com cursos e capacitações que aumentaram seu engajamento. Segundo Andrezza, a hotelaria observou em 2025 o quanto a Room Tax é essencial para o turismo local e compreendeu em maior profundidade o trabalho contínuo do BC Convention.
Andrezza reforça que é fundamental que mais hotéis participem da iniciativa, já que os turistas demonstram apoio à contribuição espontânea — uma prática reconhecida e com baixa rejeição mundialmente.
Depoimentos dos vencedores
Para a proprietária do Palmas Executivo, Denise Schweinberg, a premiação representa mais do que reconhecimento. Ela afirma estar satisfeita por colaborar com o Convention via Room Tax e lembra que seu hotel já foi premiado em edições anteriores, graças ao engajamento de sua equipe. “Temos grande facilidade para cobrar essa contribuição voluntária e creio que o que falta é que mais hotéis aderirem, pois somos um polo turístico muito expressivo”, destaca.
Já para Priscila Maciel, do marketing do Hotel Plaza Camboriú, o destaque este ano é especialmente motivador: “Nosso hotel participou pela primeira vez da Room Tax e já se sobressaiu — toda a equipe abraçou a causa.” Segundo ela, a recepção soube explicar aos hóspedes a importância da contribuição voluntária, diretamente ligada ao BC Convention, que promove Balneário Camboriú o ano todo, atraindo mais turistas à cidade e região.
Hotéis participantes da Room Tax 2025
Arco do Sol; Slaviero Brut; Camboriú Praia Hotel; Centromar Hotel; Hamburgo Palace Hotel; HM Plaza Hotel; Hotel D’Sintra; Hotel Geranium; Hotel Melo; Hotel Rosenbrock; Hotel Bella Camboriú; Palmas Executivo; Negrini; Hotel Marambaia; Hotel Mercure; Pousada Vila Atlântica; Rizzu Marina Hotel; Hotel San Marino; Hotel Santa Inn; Sandri City Hotéis; Hotel Vieiras; Hotel Sibara; Hotel Plaza Camboriú; Pousada Ligúria.







