A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, promoveu, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa integrou a mobilização internacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
“Essas ações fortalecem, em âmbito local, o enfrentamento da violência, que é uma responsabilidade do poder público e um dever coletivo — ainda mais diante de dados tão preocupantes, que exigem a implementação de iniciativas intersetoriais contínuas, eficazes e articuladas”, destacou o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih.
Dentro da programação, o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10) foi marcado pela participação da diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter, na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Com o tema Campanha Laço Branco, a apresentação convidou o público à reflexão e ao compromisso com a pauta, reforçando a urgência do debate e a necessidade de fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres em todos os segmentos do município.
Na ocasião, 48 assentos do plenário receberam a frase “Esse lugar poderia estar ocupado, mas está vazio porque uma mulher foi vítima de feminicídio”, simbolizando as vítimas registradas neste ano em Santa Catarina. Fotografias da exposição #naocaleasuavoz também ocuparam o espaço, evidenciando a realidade da violência doméstica.
Em outra ação da Campanha Laço Branco, a frase “Pelo fim da violência contra a mulher” foi projetada na roda-gigante localizada no Pontal Norte da Praia Central, em parceria com a Secretaria de Turismo, no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6). A iniciativa buscou sensibilizar moradores e visitantes, além de reafirmar o compromisso público com a causa.
Para ampliar o engajamento masculino no enfrentamento da violência, cerca de cem laços brancos foram distribuídos na Casa da Família (Rua 3100, 876 – Centro), no dia 5. “Por meio de um gesto simbólico, reforçamos a mensagem de que os homens têm papel fundamental no combate à violência e são agentes ativos da transformação social”, pontuou a diretora.
Já a ação “21 Dias pela Vida: um momento de reflexão para o fim da violência contra mulheres e meninas” promoveu conscientização na Casa da Família no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher (25/11). O público recebeu informações sobre a importância da data, os diferentes tipos de violência — incluindo a digital —, além de orientações sobre prevenção e acolhimento às vítimas.







