A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das secretarias de Assistência Social, Mulher e Família e de Segurança e Ordem Pública, lançou nesta sexta-feira (30) a campanha Respeito anda de ônibus: Assédio não tem passagem. A iniciativa prevê a colagem de cartazes nas unidades do transporte público, na rodoviária da cidade e em estruturas municipais.
O objetivo é incentivar a denúncia de casos de assédio contra mulheres e fortalecer a rede de proteção, levando informação e conscientização diretamente ao cotidiano das passageiras. “A campanha nasce do nosso compromisso em garantir que mulheres possam circular pela cidade com segurança e dignidade. Nenhuma mulher deve se sentir constrangida, ameaçada ou silenciada. Assédio é crime, não é brincadeira, e nosso papel é informar, proteger e fortalecer a rede de apoio para que cada vítima se sinta segura para denunciar”, destacou a prefeita Juliana Pavan.
O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, reforçou que campanhas como esta são fundamentais para sensibilizar a população, incentivar a denúncia e deixar claro que o espaço público não pode ser palco de violência. “Mais do que alertar as vítimas, trata-se de reforçar a responsabilidade coletiva de agir diante de situações de assédio à mulher”, pontuou.
Já o secretário de Segurança e Ordem Pública, Carlos Alberto Araújo Gomes, afirmou que uma cidade só pode ser considerada segura quando há proteção para todas as pessoas, em todos os espaços. Segundo ele, a campanha aborda um problema que afeta centenas de mulheres diariamente e reforça a necessidade de ações preventivas e de repressão aos infratores.
A campanha tem início com a fixação de cartazes no interior dos veículos do BC Bus, o transporte público tarifa zero de Balneário Camboriú. “O transporte público deve ser um espaço de segurança, respeito e dignidade para todas as pessoas. No entanto, casos de assédio e importunação sexual ainda são uma realidade para muitas mulheres e meninas”, ressaltou a diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter.
O material também será veiculado em painéis de LED na rodoviária e destaca o número 153, canal direto da Guarda Municipal para denúncias e pedidos de ajuda em casos de assédio, importunação sexual ou outras formas de violência. Unidades escolares, de assistência social e de saúde do município também receberão os cartazes.






