Nesta segunda-feira (25), a cidade de Balneário Camboriú participou de uma reunião em Blumenau, no auditório da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE). Conduzido pelo secretário da Casa Civil de Santa Catarina, Kennedy Nunes, o encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos e equipes técnicas da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e da AMVE, para apresentar mudanças nos trâmites dos convênios simplificados e no Programa Estrada Boa Rural.
As alterações, que entram em vigor em 1º de setembro de 2025, têm como objetivo agilizar processos e garantir mais transparência. Entre os principais pontos está a mudança na tramitação: o que antes passava pelos núcleos regionais agora será protocolado diretamente no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPe), do Governo do Estado.
O vice-prefeito Nilson Probst participou do encontro e destacou que as mudanças são estratégicas para fortalecer parcerias entre Estado e municípios. “São alterações de caráter técnico, mas fundamentais para simplificar procedimentos, reduzir a burocracia e agilizar a execução dos convênios municipais”, afirmou.
Também estiveram presentes a diretora de Captação de Recursos da Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov), Dalvana Keller, e a diretora de Representação Governamental da Secretaria de Articulação, Bruna Cidral do Amaral.
Durante a reunião, foram antecipadas modificações que serão oficializadas em um novo decreto do Programa Estrada Boa Rural, iniciativa voltada à pavimentação e melhoria da infraestrutura das estradas rurais em toda Santa Catarina.
Captação de Recursos Estaduais
Somente em 2025, nos primeiros oito meses, Balneário Camboriú captou R$ 7,3 milhões em recursos do Governo do Estado — praticamente o mesmo volume registrado entre 2017 e 2024, quando foram garantidos R$ 8,5 milhões.
“O resultado expressivo é fruto da atuação estratégica do Governo Municipal, que criou novas diretorias voltadas à captação e representação institucional, ampliando parcerias com o Estado e a União e acelerando investimentos para a cidade”, explicou o secretário de Governo, Inovação e Orçamento, Leandro Índio da Silva.