Balneário Camboriú presente na 4ª Conferência Estadual de Cultura

Balneário Camboriú presente na 4ª Conferência Estadual de Cultura

Facebook
Twitter
LinkedIn

A 4ª Conferência Estadual de Cultura, que chegou ao fim nesta quarta-feira (24), contou com a Plenária para leitura, sugestões e votação das propostas definidas nas reuniões dos grupos de trabalho dos eixos e no encontro de setores culturais e que serão encaminhadas à  4ª Conferência Nacional de Cultura que ocorre em março em Brasília.

Foi elaborado um documento com as 14 propostas a serem levadas à Conferência Nacional. A Plenária elegeu ainda 22 delegados que, somados aos 18 eleitos nos encontros de setores, participarão dos Encontros Setoriais da Conferência Nacional, totalizando as 40 pessoas que representarão Santa Catarina no evento em Brasília

Para encerrar a Conferência, a banda Iriê fez um pocket show especial para os participantes do evento, no café localizado no hall do Centro Integrado de Cultura (CIC).

As Conferências têm como objetivo ampliar o debate com a sociedade sobre políticas culturais, culminando na elaboração de diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC).

O relatório da 4a. Conferência Estadual de Santa Catarina será encaminhado ao MINC até a próxima quarta-feira com as 14 propostas aprovadas na plenária, com 40 propostas das setoriais estaduais que seguem para o Encontro Setorial Nacional que também acontece na programação da 4a. CNC.

Representantes de Balneário Camboriú:

Balneário Camboriú foi representada por Bia Mattar, Sam Carvalho e Ehiron Pereira (Dente MC).

Bia Mattar e Binho Perinotto, representante do MINC -Ministério da Cultura

Bia Mattar é artista da dança e produtora cultural, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e coordenadora da Setorial de Dança de Santa Catarina e também Delegada Nata do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, dessa forma, integra a delegação do Estado.

De acordo com Bia Mattar, o Conselho Estadual de Cultura foi parte fundamental para que esse encontro acontecesse de forma transversal entre governo e sociedade civil. “Somos representantes de 10 setoriais que compõem o pleno do CEC e juntamente com a Comissão de Organização Estadual contribuiu para que as discussões ocorressem com debates qualificados garantindo nossa chegada à Brasília com força de coletivo organizado e atuante”, finaliza.

Sam Carvalho – Trans Masculino, que também foi eleito delegado para a Convenção Nacional que acontece em Brasília, é professor de Danças Urbanas do Palácio das Artes, Conselheiro Municipal de Cultura de Balneário Camboriú e presidente da Câmara Setorial de Dança de Balneário Camboriú

Para Sam Carvalho, participar e perceber o acolhimento da nossa comunidade LGBTQIAPN+ dentro da Conferência Estadual de Cultura, mudou a sua perspectiva de Política Pública Cultural com artistas dissidentes e o deixou mais animado para transformar o cenário da cultura no município de Balneário Camboriú, mesmo existindo tanta violência institucional, porque a tivemos um protagonismo forte das culturas que são “minorizadas”.

“A cultura e a Política Pública também é um espaço de debate pra gente levar as nossas problemáticas que nos atravessam, pois precisamos falar da importância da cultura LGBTQIAPN+ em Balneário Camboriú,” sentenciou Sam.

Dente MC e Sam Carvalho

Ehiron Pereira (Dente MC) – Rapper e produtor cultural Conselheiro Municipal do patrimônio cultural material e imaterial de Cultura de Balneário Camboriú.

Para Dente MC, participar e perceber que muito se fala no crescimento da cultura Hip Hop no mundo, onde essa cultura completou 50 anos em 2023 e chegando firme nos debates da conferência Estadual de Cultura, onde os temas abordados pela setorial do patrimônio cultural foi construído um debate sobre a importância da imaterialização da cultura no âmbito das políticas públicas para que não sejam mais, marginalizados e invisibilizados diante da sociedade e do poder público.

“Sendo assim foi construído uma moção de reconhecimento e Representação da Cultura assegurando assim uma cadeira dedicada a essa expressão artística e vibrante que é o Hip-Hop tendo mais de 100 assinaturas e sendo aprovado em plenária!” informou Dente MC.

 

 

 

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.