A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú será realizada nesta quarta-feira (21 de maio), das 8h às 18h, no auditório da Univali – Universidade do Vale do Itajaí, campus da cidade. O evento é promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com apoio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI).
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência é um importante espaço para discutir e propor políticas públicas voltadas à população idosa, abrangendo cinco eixos temáticos nacionais:
Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Fortalecimento das políticas de saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
Enfrentamento à violência, ao abandono social e familiar;
Promoção da participação social e protagonismo comunitário, com foco na diversidade do envelhecimento;
Consolidação dos conselhos de direitos como política pública efetiva.
Durante o evento, serão eleitos os delegados municipais que representarão Balneário Camboriú na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que antecede a etapa nacional em Brasília.
Segundo Mariza Farias de Liz, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, “a conferência é um espaço essencial para que a sociedade contribua com o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno”.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, reforça que o evento promove o engajamento social e fortalece a fiscalização popular sobre os serviços oferecidos ao idoso:
“A participação ativa dos idosos é fundamental para avaliarmos os avanços e os desafios da política municipal”.
A conferência é aberta ao público, com foco especial na participação de pessoas idosas, que poderão apresentar demandas, sugestões e prioridades.
Para mais informações, os interessados podem procurar a Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1822, nº 614 – Centro de Balneário Camboriú, das 7h às 19h.