Balneário Camboriú recebe Encontrão de Boi de Mamão com grupos de quatro cidades catarinenses

Balneário Camboriú recebe Encontrão de Boi de Mamão com grupos de quatro cidades catarinenses

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Encontrão Viva o Boi de Mamão,Boi de Mamão Balneário Camboriú,evento cultural Balneário Camboriú,Boi de Mamão em Santa Catarina,cultura popular catarinense,Dia do Folclore Brasileiro,programação cultural Balneário Camboriú,evento gratuito em Balneário Camboriú,Praça do Pescador,Bairro da Barra,Desfile de Bernunças,oficina de Bernunça,Cia Ler e Viver,grupos de Boi de Mamão,cultura popular em Santa Catarina,patrimônio cultural catarinense,folclore catarinense,eventos culturais em Balneário Camboriú,Fundação Cultural de Balneário Camboriú,Lei de Incentivo à Cultura

Em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro, Balneário Camboriú recebe, no dia 23 de agosto de 2026, o Encontrão – Viva o Boi de Mamão, encontro da cultura popular catarinense que reúne teatro, música, artes visuais, formação cultural, acessibilidade e participação da comunidade em uma programação gratuita para toda a família.

Durante todo o dia, das 10h às 18h, a Praça do Pescador, no Bairro da Barra, será palco de um encontro entre artistas, famílias, pesquisadores e apreciadores da cultura popular. O evento reunirá quatro grupos tradicionais de Santa Catarina, representando os municípios de Navegantes, Criciúma, Florianópolis e Balneário Camboriú, em uma celebração do patrimônio cultural catarinense.

Três dos grupos foram selecionados por meio de edital público de contratação promovido pelo evento, enquanto a Cia Ler e Viver, de Balneário Camboriú, participa como grupo convidado pela produção, em reconhecimento ao seu trabalho de pesquisa, preservação e difusão do folguedo Boi de Mamão na região.

O Encontrão tem como propósito fortalecer o patrimônio cultural imaterial catarinense, promover o intercâmbio entre grupos tradicionais, incentivar a formação de público e aproximar crianças, jovens e adultos das manifestações populares por meio do teatro, da música, das artes visuais e da participação comunitária.

Encontrão Viva o Boi de Mamão,Boi de Mamão Balneário Camboriú,evento cultural Balneário Camboriú,Boi de Mamão em Santa Catarina,cultura popular catarinense,Dia do Folclore Brasileiro,programação cultural Balneário Camboriú,evento gratuito em Balneário Camboriú,Praça do Pescador,Bairro da Barra,Desfile de Bernunças,oficina de Bernunça,Cia Ler e Viver,grupos de Boi de Mamão,cultura popular em Santa Catarina,patrimônio cultural catarinense,folclore catarinense,eventos culturais em Balneário Camboriú,Fundação Cultural de Balneário Camboriú,Lei de Incentivo à Cultura

Além das apresentações artísticas, o público poderá visitar a Exposição do Encontrão, composta por 18 ilustrações originais em aquarela da artista plástica Lívia Pessoa, produzidas para os livros Olé, Olé, Olá, a Bernuncinha Vai Passar e Boi de Mamão – Como Tudo Começou!, de autoria de Fábio Aurélio Castilho. A mostra permitirá ao público conhecer de perto o processo criativo de um livro ilustrado e apreciar as obras originais durante todo o evento.

Às 13h, será realizada a oficina “Confecção da Bernunça”, ministrada por Deyvid Kevitz e Fábio Castilho, utilizando materiais reutilizados e recicláveis. Como ação de contrapartida do projeto, a atividade busca incentivar a criatividade, a educação ambiental e a preservação da cultura popular, culminando com a participação dos inscritos no Desfile de Bernunças.

Na sequência da oficina, acontecerá um bate-papo formativo, proporcionando ao público um momento de troca de experiências e aprofundamento sobre a história, os personagens e a importância do Boi de Mamão para a identidade cultural catarinense.

O encerramento será marcado pelo tradicional Desfile de Bernunças, reunindo os grupos participantes, as Bernunças confeccionadas na oficina e integrantes da comunidade que desejarem participar, transformando a Praça do Pescador em um grande cortejo de cores, música e tradição.

Como parte das ações de sustentabilidade, durante todo o evento haverá arrecadação de materiais reutilizáveis e recicláveis, que serão destinados à realização de futuras oficinas culturais, reforçando o compromisso do projeto com a educação ambiental e o reaproveitamento de materiais.

Pensando na inclusão e no bem-estar do público, a oficina contará com intérprete de Libras, e o evento disponibilizará abafadores de ruído, conforme disponibilidade, oferecendo mais conforto para pessoas com sensibilidade auditiva.

Programação

10h – Abertura da Exposição do Encontrão

Na sequência – Lá Vem o Boi
Grupo Ecos de Santo Amaro Cultura e Educação – Navegantes (SC)

11h – Roda Boi
Grupo Cultura Mamoeira – Criciúma (SC)

13h – Oficina “Confecção da Bernunça”
Com intérprete de Libras
Oficineiros: Deyvid Kevitz e Fábio Castilho
Leratto Produções e Cia Ler e Viver – Balneário Camboriú (SC)

Na sequência – Bate-papo formativo com os oficineiros.

15h – Boi de Mamão – Como Tudo Começou!
Cia Ler e Viver – Balneário Camboriú (SC)

16h – Dona Bilica e o Boi de Mamão
Pé de Vento Cia de Teatro – Florianópolis (SC)

17h30 – Desfile de Bernunças
Com participação dos grupos convidados, participantes da oficina e da comunidade.

Na sequência – Encerramento.

Serviço

Encontrão – Viva o Boi de Mamão

Data: 23 de agosto de 2026
Local: Praça do Pescador, Bairro da Barra, Balneário Camboriú/SC
Horário: das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Mais informações: site da Cia Ler e Viver

“O projeto foi selecionado e patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, por meio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura – Edital nº 016/2025/FCBC – LIC 2026.”

Relacionados