A Base de Segurança Pública Integrada do Pontal Norte foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (18), fortalecendo a presença das forças de segurança na região. Situada estrategicamente próxima ao acesso ao Deck do Pontal Norte, a unidade já estava em operação desde sábado (15).
A cerimônia de reabertura contou com a presença da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; do secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues; do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, Tenente-Coronel Rafael Vicente; do diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), Beto Castilho; além de vereadores e agentes de segurança.
A prefeita Juliana Pavan ressaltou a relevância da iniciativa para a política de segurança do município. “Nós estamos reabrindo a base com todas as forças de segurança, o que vai ao encontro do trabalho que já desenvolvíamos, da presença das forças de ordem por todas as regiões da nossa cidade. É extremamente necessário abrir essa base para trazer mais segurança aos moradores e visitantes”, afirmou.
Ela também destacou que todo o monitoramento do Deck do Pontal Norte, assim como o do Corpo de Bombeiros Militar, será integrado à nova estrutura, ampliando a eficiência da vigilância local.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues, enfatizou que a Guarda Municipal (GM) atuará no local 24 horas por dia, oferecendo mais segurança não apenas ao Pontal Norte, mas a toda a região norte da cidade. “Para a Guarda Municipal é importante porque serve como ponto de apoio, não só para a guarnição que ficará aqui, mas para todas as equipes que realizam rondas diariamente. E o mais importante: é um benefício para a comunidade”, completou.
O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, Tenente-Coronel Rafael Vicente, reforçou o papel da base como ponto estratégico de apoio e integração. Ele destacou a importância da cooperação entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Balneário Camboriú, especialmente com a GM e a BC Trânsito. “Esta base é fundamental para a integração, servindo como ponto de apoio para moradores e turistas, trazendo mais segurança e ordem pública, especialmente com o aumento do fluxo de pessoas na temporada de verão”, afirmou.
Os agentes de trânsito também utilizarão a base como ponto de apoio sempre que necessário, mantendo, porém, o trabalho distribuído em diversos pontos da cidade para garantir fluidez e segurança viária.
A reabertura da Base de Segurança Integrada do Pontal Norte representa um avanço importante no plano de segurança pública de Balneário Camboriú. A Prefeitura também trabalha para reabrir a Base de Segurança Integrada da Barra Sul, que está em fase de reforma e ainda sem data definida para retomada das atividades.







