Um cinema movido integralmente por bicicletas! Essa é a proposta do BikeCine, cinema itinerante que funciona exclusivamente com energia limpa e sustentável produzida pelas pedaladas do próprio público. A cidade de Bombinhas recebe as sessões gratuitas e ao ar livre pela primeira vez no domingo, 23 de novembro, com patrocínio da Águas de Bombinhas.
O circuito de sessões patrocinadas pelo Instituto Aegea inclui o interior de São Paulo, além de estreias nas cidades de São Francisco do Sul (21/11), Penha (22/11) e Bombinhas, em Santa Catarina e Paraná.
No BikeCine, o público escolhe como deseja assistir aos filmes: acomodado na plateia com 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando diretamente do funcionamento da sessão. Ao todo, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas — 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar os equipamentos trazidos pelo próprio público.
Também é possível colaborar por meio do “pedal de mão”, recurso planejado especialmente para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, tornando a experiência mais acessível. O BikeCine é um projeto para todos.
A programação na cidade inclui curtas-metragens e, na sequência, o longa “Lilo & Stitch”, o recém-lançado remake em live-action da animação da Walt Disney Pictures. A comédia de ficção científica apresenta a amizade entre uma jovem humana e um alienígena fugitivo. Todas as exibições contam com recursos de acessibilidade.
Os ingressos estão disponíveis on-line pelo site do BikeCine e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento. A programação em todas as cidades pode ser acompanhada pelo site oficial.
A tecnologia também marca presença: as exibições utilizam a tela inflável da Airscreen, equipamento de alta qualidade que garante projeção ideal para cinemas ao ar livre.
O BikeCine integra cultura, bem-estar, sustentabilidade e esporte em um único evento. Lançado no Brasil em 2024, o projeto já percorreu mais de 30 cidades, com cerca de 80 sessões e mais de 10 mil espectadores.
Como funciona a energia no BikeCine
Em vez de consumir energia convencional como um cinema tradicional, o BikeCine produz sua própria eletricidade. Toda a energia necessária — para inflar e manter a tela, projetar o filme, alimentar o sistema de som e demais equipamentos — é gerada a partir do movimento das pedaladas do público, transformado em energia elétrica pela cinética. Trata-se de uma energia limpa, sem emissão de poluentes ou impactos negativos ao meio ambiente.
O BikeCine consome cerca de 2.500 watts por hora, enquanto cada ciclista gera, em média, 200 watts. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior será a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga em tempo real, indicando quando é necessário pedalar mais. Durante as sessões, o público pode revezar nas bicicletas, garantindo descanso e permitindo que todos participem da experiência.
“O BikeCine reúne pautas essenciais para a sociedade e para o planeta. É uma grande alegria estrear em Bombinhas. Queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre consumo energético, colaboração coletiva e mobilidade urbana”, afirma Marco Costa, coordenador-geral e idealizador do BikeCine.
A experiência colaborativa, inclusiva e sustentável tem parceria de desenvolvimento com os projetos de cinema ao ar livre Cine Autorama e CineSolar.
O BikeCine em Bombinhas é viabilizado pela Lei Rouanet, com patrocínio da Águas de Bombinhas e do Instituto Aegea, apoio da Prefeitura de Bombinhas e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e realização do BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço – BikeCine em Bombinhas
Data: 23 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 19h e 20h
Endereço: Rua Gaturamo, Bombas, Bombinhas – SC
(Em caso de chuva: Escola Municipal Eduardo Mafra, R. Martim Pescador, 581)
Capacidade: 150 cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações para acoplar bicicletas do público.
Ingressos: Gratuitos (reserva on-line no site do BikeCine ou retirada presencial 1h antes).
50% dos ingressos on-line e 50% presenciais.
Programação:
19h – Sessão de curtas (50 min – Livre)
20h – Lilo & Stitch (Dean Fleischer – EUA – 2025 – Aventura/Comédia/Ficção Científica – 1h51 – 10 anos)
Sinopse: Releitura em live-action da clássica animação de 2002, acompanha a amizade entre uma menina havaiana e um alienígena fugitivo que a ajuda a reconstruir os laços familiares.
Trailer disponível no YouTube.






