Na manhã da segunda-feira, 17 de junho, o Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, recebeu um público de mais de 200 pessoas para a edição especial do Encontro de Ideias, promovido pela ADVB/SC. O evento gratuito contou com a palestra “Acelerando Resultados – Bastidores da F1”, ministrada por Francisco Mattos, diretor executivo da Fórmula 1 no Brasil.
Reconhecido por sua liderança nas operações do Grande Prêmio de São Paulo, Mattos compartilhou insights estratégicos sobre a gestão de um dos maiores eventos esportivos do mundo. Ele destacou a evolução da marca no Brasil, os desafios para seu reposicionamento global e as estratégias para ampliar e diversificar o público da Fórmula 1 nos últimos anos.
“Hoje, a F1 entendeu que o fã é o centro de tudo. O motor não é mais o protagonista, e sim a experiência do público”, afirmou. Mattos citou a série Drive to Survive, da Netflix, e a humanização dos pilotos, que atraíram novos públicos, com crescimento expressivo da audiência jovem e feminina.
A abertura oficial contou com autoridades e representantes da ADVB/SC, entre eles Ricardo Barbosa Lima, presidente da entidade; Giancarlo Tomelin, vice-presidente do Conselho de Administração; Nelson Santiago, vice-presidente Regional do Vale do Itajaí; e a prefeita em exercício de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar (PSDB).
Para Ricardo Barbosa Lima, o evento reforça o papel da ADVB/SC como plataforma de compartilhamento de boas práticas em marketing, vendas e gestão. “O Encontro de Ideias é uma marca consolidada que traz temas relevantes, como o case de sucesso da Fórmula 1.”
A prefeita em exercício também destacou a relevância da iniciativa: “Momentos como esse geram ideias e promovem valores fundamentais para um futuro próspero e humano. Blumenau se sente acolhida e feliz com este evento.”
Sobre Francisco Mattos
Diretor Executivo da Fórmula 1 no Brasil, formado em Administração pela UFRGS e com MBA em Marketing pela FGV. Atua há 15 anos como empreendedor e executivo, com passagens por empresas como Ambev, Grupo RBS e IMM. Desde janeiro de 2021, lidera a área de negócios do Grande Prêmio de São Paulo e MotoGP.