Blumenau terá exposição em céu aberto alusiva ao bicentenário da imigração alemã

Blumenau terá exposição em céu aberto alusiva ao bicentenário da imigração alemã

Facebook
Twitter
LinkedIn

Dia 25 de julho é a data oficial da chegada do imigrante alemão no Brasil, e este ano será comemorado o seu segundo século. Depois dos sucessos das exposições – 200 anos de Dr. Blumenau e 200 anos de Fritz Muller, Luiz Bernardes apresenta seu novo projeto em céu aberto comemorando os 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil.

 

Serão duas exposições de composições e formatos distintos, uma nas varandas térreas da Prefeitura Municipal de Blumenau, com 39 painéis impressos em alta resolução sobre vinil aplicados nas paredes de vidros, e outra, nas grades de proteção da famosa Avenida Beira Rio, com 70 grandes painéis compostos de estrutura de ferro tubular e chapas de ACM, com imagens e textos impressos em alta resolução e qualidade. Os painéis contarão com iluminação individual com refletores de energia solar.

Luiz Bernardes e sua equipe, juntamente com as orientações e colaborações da professora Sueli Petry, contarão um tanto desta extraordinária saga alemã, desde seus sonhos, partidas, viagens e chegadas. Toda a evolução e contribuição deste povo para as terras brasileiras, na sua importância para a colonização, educação, religião, culturas sociais, políticas e econômicas, a grande contribuição para a agricultura, comércio indústria e tantos outros aspectos e setores.

 

Esta exposição projeta cultura e educação para nossas crianças, juventude, adultos, idosos, comunidade em geral e turistas, independentemente de sua formação cultural, e poderá ser vista ao vivo e a cores, 24 horas e todos os dias, inclusive podendo ser usada como material didático, de pesquisa e estudo.

 

Um resumo artístico-cultural da Colonização alemã, fora das telas do computador, em tempo real e disponível a todos. Esta exposição pode ser levada para ambientes internos e externos, centros culturais, tapumes de prédios, lugares públicos e privados.

 

São patrocinadores da exposição: Karsten, Fiedler Automação, Viacredi, Sindilojas, Fundação Hermann Hering, Altona, Memorial Funerário Mathias Haas, Tigre, Duas Rodas, Flamingo e Gráfica 43, Mix e Revista HALLO! Magazine.

 

A composição artística de Luiz Bernardes e sua equipe (Rafaela Hering Bell, Francisco R. Bernardes e Delnir Withoeft), tem a orientação e colaboração da Professora Sueli Petry, historiadora do Arquivo Histórico Ferreira da Silva de Blumenau, bem como outros colaboradores, entre eles, historiadores, professores, escritores e apreciadores de nossa rica cultura e tradição.

 

A abertura acontecerá a partir das 14:00hs, do dia 25 de julho de 2024, no pátio da Prefeitura Municipal de Blumenau, e todos estão convidados. Para mais informações acesse o perfil @imialemanhabrasil200anos.

 

Sobre o artista Luiz Bernardes

 

O artista plástico e designer, de 69 anos, já participou de exposições individuais e coletivas, regionais, nacional e internacionais. Criador da “Maibaum”, inaugurada nos 162 anos da cidade. Foi escolhido pela Revista Casa e Jardim como um dos 20 artistas plásticos do Brasil na arte da Decoração pela comemoração de seus 43 e 45 anos de edição especial em 1996 e 1997. Possui peças no Brasil e exterior. A partir de 2021, o artista passou a se dedicar a grandes exposições em céu aberto distribuindo da forma mais democrática possível cultura e memória cultural de forma acessível a todos. Para saber mais sobre a extensa obra do artista e suas produções atuais.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress