Em uma rotina cada vez mais conectada às telas, reservar tempo para um hobby também pode ser uma forma de fazer uma pausa, exercitar a criatividade e estar presente. Com essa proposta, o projeto “Era uma vez um fio”, parceria entre o Neumarkt Shopping e a Círculo, promove em outubro uma programação gratuita que convida crianças e famílias a explorarem o universo das atividades manuais e da leitura em Blumenau.
Ao todo, serão duas sessões de contação de histórias, sete oficinas de crochê abertas à comunidade, mediante inscrição antecipada, e uma oficina social especial que abrirá a programação. Os participantes receberão kits com produtos para atividades destinadas a iniciantes e pessoas com experiência em diferentes técnicas, como crochê de dedo e amigurumi.
A programação começa no sábado (3 de outubro), às 10h, com uma oficina social de confecção de bolsas de crochê com fio de malha para iniciantes. A atividade será destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas por entidades assistenciais do município, entre elas o Instituto BISS e o Instituto Bia Wachholz, incluindo mulheres vítimas de violência doméstica e famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
Com ou sem experiência em trabalhos manuais, os participantes aprenderão técnicas artesanais com uma professora parceira da Círculo e poderão ficar com as peças produzidas para uso próprio, presente ou comercialização, como possibilidade de geração de renda.
Neste caso, além de uma atividade de lazer e criatividade, a proposta é oferecer gratuitamente uma oportunidade de aprendizado que possa contribuir para a geração de renda e ampliar as perspectivas profissionais dos participantes.

Desacelerar para se conectar
No mesmo dia, a partir das 13h30, começam as oficinas abertas ao público. A primeira será direcionada a crianças a partir de oito anos, em nível iniciante, que aprenderão a confeccionar pulseirinhas e chaveiros de crochê.
As atividades propõem momentos de pausa em meio aos estímulos da rotina digital. A ideia é incentivar o público a descobrir ou retomar um hobby e dedicar tempo a experiências feitas com as próprias mãos, nas quais concentração, criatividade e convivência dividem espaço com o resultado final.
“As ações foram planejadas para quem deseja ter o primeiro contato com técnicas manuais, aperfeiçoar conhecimentos ou compartilhar uma experiência criativa. A proposta reforça tendências ligadas ao consumo consciente, ao aprendizado prático e à busca por atividades que reduzam o excesso de exposição às telas”, explica Osni de Oliveira Junior, CEO da Círculo, referência na América Latina em produtos para artesanato.
A empresa dará suporte às iniciativas com profissionais especializados e linhas voltadas às oficinas de artesanato e amigurumi, além do lançamento de “Meu Primeiro Hobby”, com kits completos destinados a iniciantes que desejam ingressar no universo do fazer manual.
Além das oficinas de artesanato marcadas para os dias 3 e 31 de outubro, haverá sessões de Contação de Histórias nos dias 17 e 24 de outubro, das 10h às 12h. A curadoria das obras é do time do Clubinho do Livro NK.
Para essa atividade, não é necessário fazer inscrição. A recomendação é para famílias com crianças de zero a dez anos. Durante a contação, a narradora utilizará amigurumis, bonecos feitos com a técnica japonesa de crochê, como personagens das histórias, tornando a experiência mais visual e envolvente.
Para Marcos Botelho, superintendente do empreendimento, o projeto “Era uma vez um fio” vai além do lazer e da confraternização entre gerações.
“Desde o começo das conversas destacamos o quanto queremos contribuir com iniciativas que zelem pela parte mental e emocional de nossa comunidade. Toda a programação segue essa linha de que precisamos de pausas de qualidade para absorvermos tanta informação, e não falamos apenas de adultos”, conclui Botelho.
O projeto também terá uma mascote produzida em amigurumi especialmente para o Neumarkt Shopping. O público poderá participar da escolha do nome por meio de uma votação entre quatro opções, que serão definidas por uma comissão organizadora.
A personagem também participará de conteúdos para os canais digitais do empreendimento e ganhará versões em miniatura, que serão distribuídas em sorteios durante a campanha.
Ao longo do mês, a proposta é mostrar que desacelerar também pode significar fazer: aprender um ponto de crochê, acompanhar uma história, produzir uma peça ou compartilhar uma atividade em família. São experiências que valorizam o tempo presente, a criatividade e a conexão entre diferentes gerações.
As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo aplicativo AJFans, do Neumarkt Shopping. As vagas são limitadas, conforme a capacidade de cada atividade e espaço.
Programação de oficinas gratuitas
Oficinas gratuitas de crochê para crianças, adolescentes e adultos do projeto “Era uma vez um fio”.
3 de outubro | Sábado
13h30 às 15h
Pulseirinhas e Chaveiros de Crochê
A partir de 8 anos • Iniciante
15h30 às 17h
Meu Primeiro Hobby: Marca-Páginas – Crochê
A partir de 14 anos • Iniciante
17h30 às 19h
Kit Amigurumi Woodstock
Adultos • Intermediário
31 de outubro | Sábado
10h30 às 12h
Bolsa Puffy de Tricô de Dedo
A partir de 8 anos • Iniciante
13h30 às 15h
Pulseirinhas e Chaveiros de Crochê
A partir de 8 anos • Iniciante
15h30 às 17h
Meia de Crochê Plume
Adultos • Intermediário
17h30 às 19h
Meu Primeiro Hobby: Amigurumi Pintinho
A partir de 14 anos • Iniciante
As inscrições gratuitas para as oficinas devem ser feitas pelo aplicativo AJFans. As vagas são limitadas.
Sessões de leitura com livros e personagens
Quando: 17 e 24 de outubro, aos sábados
Local: Sala do Clube do Livro do Neumarkt Shopping
Horário: das 10h às 12h, com contação de histórias às 11h, com duração de uma hora.
A atividade será realizada pelo Clubinho do Livro NK, ao lado do Café Cultura.
Sobre a Círculo
A Círculo é fabricante de fios para trabalhos manuais na América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Com 88 anos de atuação, a empresa possui cerca de 1,5 mil colaboradores, exporta para mais de 60 países e mantém uma ampla linha de produtos.
Por meio do Time de Artesãos, oferece suporte à educação e profissionalização do artesanato, com workshops realizados no Brasil e em Portugal. A empresa também incentiva a prática de trabalhos manuais como hobby, com e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.






