Bombinhas leva cultura açoriana ao Rio de Janeiro em exposição nacional de artesanato

Bombinhas leva cultura açoriana ao Rio de Janeiro em exposição nacional de artesanato

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
cultura açoriana,artesanato Bombinhas,exposição Sebrae

A riqueza cultural de Bombinhas está em evidência na exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, em cartaz no Rio de Janeiro até 15 de outubro. A mostra reúne 130 artesãos e mais de 850 produtos, valorizando a história e a diversidade dos três estados do Sul do Brasil.

Entre as peças que representam o modo de vida à beira-mar e o respeito à natureza estão um peixe esculpido em madeira de embarcação com aplicações em crochê, uma almofada de linho e uma manta decorativa com peixinhos feitos em renda de bilros.

Produzidas com madeira, fibras naturais, fios e tecidos, as obras do Instituto Rendas de Bombinhas preservam tradições açorianas passadas entre gerações. “Estamos muito orgulhosos em ver nossa história representada em um evento tão relevante, com peças que conectam cultura e memória. A matéria-prima presente nos produtos, seja na trama dos fios, nas redes ou nos tecidos, conta a trajetória de uma comunidade que por muito tempo garantiu seu sustento com o mar”, afirma Marisa Braga, presidente do instituto.

A trajetória do grupo de rendeiras começou em 2013 com o programa “Vô Sabe, Vô Ensina”, da Fundação Municipal de Cultura, que ofereceu oficinas gratuitas para transmissão dos saberes tradicionais. Em 2017, o grupo se consolidou e, em 2023, fundou oficialmente o Instituto Rendas de Bombinhas. Com apoio do Sebrae/SC, as artesãs participaram de cursos de desenvolvimento e criatividade. “Tínhamos a técnica, mas não conhecíamos a identidade do produto. A metodologia nos ajudou a compreender a origem da matéria-prima, o processo de criação e a comercialização da peça final”, explica Marisa.

Para Juliana Bernardi Dall’Antonia, gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, a exposição proporciona uma imersão cultural: “As peças revelam não apenas a delicadeza e a criatividade das mulheres de Bombinhas, mas também um passado em que elas assumiam o sustento da família”.

Sob curadoria de Silvia Baggio, especialista em cultura e criação, a mostra foi desenvolvida com base em registros fotográficos e audiovisuais que aproximam o visitante do universo dos artistas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em conjunto com o CRAB, com o objetivo de valorizar a identidade cultural e o empreendedorismo por meio da arte manual.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, ressalta a importância da iniciativa: “O CRAB é uma vitrine do que há de melhor no artesanato brasileiro. Essa parceria com o Sebrae/PR e Sebrae/RS é uma oportunidade única de divulgar para o Brasil e o mundo o artesanato de excelência produzido nos três estados do Sul, além da diversidade cultural, turística e gastronômica dos nossos territórios”.

A exposição permanece aberta ao público até 15 de outubro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, com apoio da Fecomércio-SC, Fecomércio-RS, Fecomércio-PR e dos governos estaduais da região Sul.

O Sebrae/SC celebra, em 2025, 53 anos de atuação no fortalecimento dos pequenos negócios e no estímulo ao empreendedorismo em Santa Catarina. Presente em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções para o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade e impacto nos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o Estado crescer.

cultura açoriana,artesanato Bombinhas,exposição Sebrae cultura açoriana,artesanato Bombinhas,exposição Sebrae

Relacionados
plugins premium WordPress