Brasil deve alcançar 10 milhões de turistas estrangeiros já em 2025, projeta ministro Celso Sabino

Brasil deve alcançar 10 milhões de turistas estrangeiros já em 2025, projeta ministro Celso Sabino

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
turistas estrangeiros Brasil,meta 10 milhões,crescimento do turismo,Celso Sabino turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o Brasil pode atingir a marca de 10 milhões de turistas estrangeiros já em 2025 — três anos antes da meta original, prevista para 2028. A estimativa acompanha o ritmo histórico registrado em 2025, com chegada recorde de visitantes internacionais.

De janeiro a outubro, o país recebeu 7,68 milhões de turistas estrangeiros, superando todo o volume registrado em 2024, até então o maior da série histórica. Para Sabino, o desempenho mostra que 2025 tende a ser um dos anos mais expressivos para o turismo nacional. Ele destacou os números durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido de Belém (PA), onde cumpre agenda na COP30.

“O recorde anterior era 6,6 milhões e atingimos mais de 7 milhões em meados de setembro, faltando ainda três meses e meio para terminar o ano. Estamos projetando que o Brasil receba, até dezembro, cerca de 10 milhões de turistas estrangeiros”, afirmou.

O acumulado até outubro representa alta de 42,2% em relação ao mesmo período do ano anterior — quando o país registrou 5,4 milhões de visitantes. Apenas em outubro, foram 587 mil chegadas, um crescimento de 15,4% na comparação com o mesmo mês de 2024, que contabilizou 508 mil entradas.

Para dimensionar a relevância do marco, Sabino ressaltou que o recorde supera até momentos em que o Brasil sediou grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada. “É uma marca há poucos meses inimaginável. Poucos acreditavam que o Brasil pudesse chegar a esse patamar. Vamos nos tornar a quarta potência turística das Américas, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá e México”, destacou.

Sabino afirmou ainda que o governo trabalha para um crescimento ainda maior. “Elaboramos o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, em 2023, e estamos executando rigorosamente. Temos antecipado ações, programas e metas. Há muito a avançar, mas estamos trabalhando, talvez como nunca antes, e os resultados estão aparecendo”, disse.

INVESTIMENTOS E PROJETOS — O ministro também apresentou investimentos dedicados à infraestrutura turística privada. “Estamos financiando projetos por meio do Fundo Getúlio, do Ministério do Turismo. Já são mais de R$ 2 bilhões aplicados em construção de hotéis, bares, restaurantes, pousadas, transportadoras, agências e operadoras de viagens”, explicou.

AMBIENTE FAVORÁVEL — Sabino destacou o fortalecimento de um ambiente positivo para investimentos no setor. “No ano passado, o Brasil foi o país que mais recebeu investimento estrangeiro. Criamos um guia de investimento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), com a ONU Turismo e com programas como Conheça o Brasil Voando, Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico. Agora estamos implementando um programa com desconto de 15% em hotéis para mulheres que viajam sozinhas e para professores da rede pública”, acrescentou.

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta segunda-feira (17): Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Rádio CBN Amazônia (Manaus/AM), Rádio 98 News (Belo Horizonte/MG), Portal Correio da Manhã (Rio de Janeiro/RJ), Rádio TV Metropolitana (Piracicaba/SP), Rádio Asa Branca (Salgueiro/PE), Jornal Correio do Povo (Porto Alegre/RS) e Rádio Liberal (Belém/PA).

Relacionados