Com foco em iniciativas voltadas à sustentabilidade ambiental e climática, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), membro da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) formalizaram, nesta sexta-feira (06/06), uma operação no valor de 120 milhões de euros (cerca de R$ 770 milhões) para impulsionar novos investimentos na Região Sul do Brasil. Esta é a quarta parceria entre as instituições e representa o maior volume de recursos já firmado entre elas.
O acordo foi assinado em Paris, durante o Fórum Econômico Brasil-França, que reúne autoridades e líderes empresariais dos dois países para debater temas como inovação, transição energética e novas oportunidades de investimento. Estiveram presentes o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e o diretor-geral da AFD, Rémy Rioux.
A nova operação priorizará o financiamento de projetos voltados à agricultura sustentável, energia limpa e renovável, eficiência hídrica, gestão de resíduos, reciclagem e cidades sustentáveis. “É um momento histórico para o BRDE. Além de ampliar nossas fontes de financiamento, o novo acordo com a AFD representa uma demonstração de confiança e compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável”, afirmou Ranolfo.
Entre as novidades desta fase da parceria, estão os investimentos em áreas como educação, saúde, preservação cultural e ações de resposta a desastres naturais. “A diversidade do apoio do Grupo AFD em projetos voltados à infraestrutura sustentável, educação e saúde é uma das características marcantes da cooperação com o BRDE. Um ano após as inundações no Sul do Brasil, seguimos unidos, por meio desta quarta operação, para fortalecer a resiliência da região”, destacou Rémy Rioux.
A cerimônia contou ainda com a presença do ministro de Comércio Exterior da França, Laurent Saint Martin, do diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, do diretor-adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit, e do secretário estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum. Os recursos permitirão financiamentos para empresas de diferentes portes, incluindo cooperativas, setor público, produtores rurais e micro e pequenas empresas, com até três anos de carência nas linhas de crédito.
O último contrato entre BRDE e AFD havia sido assinado em outubro de 2022, no valor de 100 milhões de euros, quando Ranolfo ocupava o cargo de governador do Rio Grande do Sul. A colaboração entre as instituições teve início em 2018, com uma operação de 50 milhões de euros. Em 2020, outro acordo foi firmado no valor de 70 milhões de euros, em resposta à necessidade de estimular a recuperação econômica sustentável da região. Com a nova operação, o volume total da parceria chega a 340 milhões de euros.