Pessoas que utilizam cadeira de rodas como meio de locomoção poderão acompanhar os cerca de 15 minutos de show de fogos do Réveillon da Praia Central, um dos mais tradicionais do Brasil, em um espaço exclusivo. A iniciativa integra as ações promovidas pela Prefeitura de Balneário Camboriú para garantir acessibilidade e inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nos eventos públicos.
“Balneário Camboriú é uma cidade que celebra, mas que também cuida e inclui. Garantir um espaço exclusivo para cadeirantes durante a queima de fogos é mais do que uma ação de acessibilidade, é uma demonstração de respeito e compromisso com o direito de todos viverem esse momento tão especial. Estamos trabalhando para que o Réveillon seja um evento cada vez mais humano, acessível e pensado para todas as pessoas”, destaca a prefeita Juliana Pavan.
O espaço será disponibilizado no projeto Praia Acessível, estrutura montada entre a Rua 3600 e a Rua 3700, e será isolado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família nesta quarta-feira (31). O local conta com uma esteira especial, que facilita o acesso de cadeiras de rodas pela areia da Praia Central.
Cada cadeirante poderá estar acompanhado por uma pessoa para assistir à queima de fogos dentro da área delimitada. O espaço será aberto a partir das 21h e contará com uma equipe da secretaria responsável pela recepção e pela coleta de dados conforme a chegada do público-alvo.
Outras ações inclusivas no Réveillon
Além do espaço exclusivo para cadeirantes, Balneário Camboriú também promove, neste Réveillon, outras duas ações voltadas a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a distribuição de abafadores de ruído no Centro de Controle Operacional (CCO) e a disponibilização de um container adaptado, no mesmo local, para receber até 10 pessoas com TEA durante a queima de fogos, cada uma com direito a um acompanhante.






