O sol predomina nas manhãs, mas o calor intenso e a umidade favorecem chuva forte entre a tarde e a noite em Santa Catarina ao longo da semana. As temperaturas superam os 30°C em todas as regiões e ultrapassam os 35°C no Extremo Oeste e em áreas do Vale do Itajaí.
Apesar do tempo firme no início do dia, a combinação de calor e umidade atmosférica contribui para a formação de pancadas de chuva, que podem ocorrer com intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Na segunda-feira (16) e na terça-feira (17), a instabilidade ganha força e favorece temporais mais abrangentes. Há risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente nas áreas do Litoral e do Vale do Itajaí.
Na quarta-feira (18), os temporais persistem entre a tarde e a noite, porém de forma mais isolada. Ainda assim, não se descarta a possibilidade de chuva intensa em curto intervalo de tempo.
Entre quinta-feira e sexta-feira, a passagem de uma frente fria volta a favorecer pancadas de chuva, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O sistema, no entanto, não deve romper o padrão típico de verão, mantendo a condição de calor e pancadas de chuva também no fim de semana.

Recomendações da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Durante períodos de calor excessivo, aumenta o risco de agravamento de doenças cardiovasculares e outras condições de saúde. A orientação é redobrar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças, pessoas enfermas e pessoas em situação de rua.
Para o calor:
-
Manter-se hidratado;
-
Consumir alimentos leves;
-
Evitar exposição ao sol entre 11h e 17h.
Durante temporais:
-
Buscar abrigo em local seguro, longe de janelas;
-
Evitar permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;
-
Não atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos, diante das constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.






