Calor intenso e avanço de frente fria aumentam risco de temporais no fim de semana em Itajaí

Calor intenso e avanço de frente fria aumentam risco de temporais no fim de semana em Itajaí

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
calor intenso em Itajaí,previsão do tempo Itajaí,temporais no fim de semana SC,Defesa Civil de Itajaí alerta,frente fria Litoral Norte SC,chuva forte em Itajaí,risco de alagamentos Itajaí,granizo Santa Catarina,rajadas de vento SC,clima no Litoral Norte,massa de ar quente Santa Catarina,tempo instável em Itajaí,boletim meteorológico Defesa Civil,verão em Santa Catarina,monitoramento do tempo Itajaí

O tempo segue com características típicas de verão nesta sexta-feira (06) em Itajaí, com predomínio de sol e calor intenso devido à atuação de uma massa de ar quente. A partir da tarde, há condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas passageiras no Litoral Norte de Santa Catarina, com temperaturas variando entre 22 °C e 35 °C.

No sábado (07), o sol aparece entre poucas nuvens durante a manhã. A partir da tarde, a aproximação de um sistema frontal favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de temporais, condição que deve se estender até o domingo (08).

Nesse período, não está descartada a ocorrência de tempestades em curto intervalo de tempo, com risco de enxurradas, queda de granizo, rajadas fortes de vento e alagamentos pontuais em toda a região do Litoral Norte de Santa Catarina.

O calor intenso eleva o risco de desconforto térmico e desidratação, além de poder agravar doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas enfermas.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Itajaí orienta a população a evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e manter-se hidratada. Também é recomendado redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação. Durante temporais, a orientação é buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados, além de evitar áreas próximas a árvores, placas, muros e postes de energia.

Em situações de chuva intensa, a recomendação é nunca atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos. A população deve acompanhar as atualizações dos boletins meteorológicos, que podem sofrer alterações conforme a evolução das condições do tempo.

Relacionados