Câmara de BC aprova lei que dá mais transparência as atas das reuniões dos Conselhos Municipais

Câmara de BC aprova lei que dá mais transparência as atas das reuniões dos Conselhos Municipais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Câmara de BC aprova lei que dá mais transparência as atas das reuniões dos Conselhos Municipais

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou, na última terça-feira (05), o Projeto de Lei Ordinária nº 117/2021, de autoria do vereador André Meirinho (PP). A lei visa aumentar a transparência nas atividades dos Conselhos Municipais e das Sociedades de Economia Mista, determinando a publicação das atas de suas reuniões e assembleias no site oficial da Prefeitura.

O projeto estabelece que o Poder Executivo é obrigado a disponibilizar as atas de reuniões dos Conselhos Municipais, incluindo conselhos administrativos e de direito, e das assembleias das Sociedades de Economia Mista em que o município tenha participação majoritária. Esses documentos deverão ser publicados em até 15 dias após cada reunião, garantindo o acesso público aos registros.

Além das atas, também foi aprovada a emenda do vereador Nilson Probst (MDB), que acrescentou a previsão de que as atas, documentos e gravações em formato audiovisual de reuniões de Conselhos Municipais e de assembleias das Sociedades de Economia Mista sejam também disponibilizados em um site de domínio público.

“Esse projeto garante mais transparência para a população, especialmente nas decisões importantes que impactam a cidade, permitindo que todos possam acessar essas informações a qualquer momento. Transparência é fundamental quando se trata de administração pública”, afirmou Meirinho.

A lei também exige a publicação dos vídeos das reuniões do Conselho da Cidade (CONCIDADE) em meio eletrônico de amplo acesso. O prazo para a divulgação, assim como das atas, é de 15 dias após a realização dos encontros.

Texto: Kattiúcia Villain
Foto: CVBC

 

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.