A Rede Municipal de Ensino de Camboriú está sediando os Encontros Presenciais do Curso Nacional de Formação “Educação Infantil Ambiental para a Justiça Climática: Crianças de um Território, Infâncias de um Planeta”. O curso, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), integra o Programa Infantojuvenil – Infâncias, escolas e territórios ambientalmente educadores e transformadores ambientais, voltado ao aperfeiçoamento de profissionais de Educação Infantil em todo o Brasil.
Com um total de 13 turmas, Camboriú é um dos locais de destaque, abrigando 100 cursistas vindos de diversos municípios, como Itajaí, Navegantes, Brusque, Ilhota, Joinville e São Francisco do Sul. O curso visa fortalecer a educação ambiental nas unidades escolares e oferecer ferramentas para que os educadores trabalhem a justiça climática com as crianças.
O primeiro encontro presencial será realizado nesta quinta-feira, dia 17, nos períodos matutino e vespertino, no Centro de Vivências e Educação Ambiental.
O evento conta ainda com a presença da pesquisadora Isis Flora, integrante da equipe nacional do programa, que chegou à cidade na noite anterior para acompanhar as atividades formativas e as visitas às unidades de ensino.
Roseli Poltronieri, Secretária da Educação, destaca a importância do evento: “Trata-se de um curso muito interessante, que visa proporcionar aos profissionais da Educação Infantil uma formação robusta em práticas de educação ambiental, promovendo uma reflexão sobre a relação das crianças com seus territórios e o meio ambiente, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável”.