CAP-TEA de Itapema ultrapassa 24 mil atendimentos e alcança mais de 97% de aprovação das famílias

CAP-TEA de Itapema ultrapassa 24 mil atendimentos e alcança mais de 97% de aprovação das famílias

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
CAP-TEA Itapema,atendimento TEA,saúde Itapema,centro de atendimento autismo

O Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA) de Itapema, em Santa Catarina, segue apresentando resultados expressivos desde o início de suas atividades, consolidando-se como um dos principais serviços especializados da rede municipal de saúde. Conforme relatórios oficiais de produção assistencial e avaliação de desempenho, o serviço contabilizou 24.239 atividades assistenciais entre agosto e dezembro de 2025, evidenciando crescimento contínuo na oferta de atendimento interdisciplinar, ético e humanizado às pessoas com TEA e seus familiares.

Vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o CAP-TEA iniciou os atendimentos em agosto, com 52 atividades assistenciais. Em setembro, foram registradas 4.304 atividades, sendo 2.152 atendimentos individualizados e 2.152 procedimentos. Em outubro, o número chegou a 8.061 atividades, mantendo volume elevado em novembro, com 7.073 registros. Já em dezembro, mesmo durante o recesso de final de ano, o serviço realizou 4.786 atividades assistenciais, com 2.391 atendimentos e 2.391 procedimentos individualizados.

Desde o início das atividades, o CAP-TEA contabiliza a abertura de 382 vagas para acompanhamento interdisciplinar. Em razão do recesso, não houve abertura de novas vagas em dezembro, porém a retomada da agenda de entrada está prevista para janeiro de 2026, ampliando novamente o acesso ao serviço especializado.

Os indicadores de satisfação dos usuários reforçam a qualidade do atendimento prestado. Em setembro, 95,1% dos usuários avaliaram o serviço como “Excelente” ou “Bom”. Em dezembro, esse índice avançou para 97,3% de avaliações positivas, com apenas 2,7% classificando o atendimento como “Regular” e nenhuma avaliação registrada como “Ruim” ou “Péssimo”, evidenciando o alto grau de aprovação das famílias atendidas.

No âmbito clínico e terapêutico, o relatório aponta que, em dezembro, o instrumento ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) foi aplicado em 86% dos usuários em acompanhamento, contribuindo para o monitoramento da evolução dos pacientes e para a qualificação das intervenções. No mesmo período, neuropsicólogos e assistentes sociais promoveram nove grupos de escuta qualificada com familiares, oferecendo acolhimento, orientação e apoio, fortalecendo o vínculo com as famílias e a corresponsabilidade no cuidado.

“O CAP-TEA foi pensado para acolher, cuidar e garantir um atendimento de qualidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. Esses resultados demonstram que estamos no caminho certo, com uma equipe comprometida, atendimento humanizado e foco permanente na ampliação do acesso e na melhoria contínua do serviço”, destacou o secretário de Saúde, Fafá.

Relacionados