O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) promove nesta quinta-feira (20) uma capacitação essencial para profissionais da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, abordando casos de violência verbal, corporal e sexual. O treinamento acontece no Teatro Adelaide Konder da Univali, em Itajaí, com turmas nos períodos matutino (8h às 12h) e vespertino (13h às 17h).
A capacitação já conta com 862 inscritos, incluindo 400 profissionais da Educação, 200 da Saúde, 100 da Assistência Social, 50 da Segurança Pública e 12 Conselheiros Tutelares. O objetivo principal é ensinar a abordagem correta em casos de revelação espontânea, garantindo um acolhimento mais humanizado e eficiente.
O treinamento, exigido pelo Ministério Público, disponibilizou mais de 800 vagas gratuitas para profissionais de setores essenciais. No entanto, até o momento, menos de 20% das vagas foram preenchidas. A participação de servidores é fundamental, já que são eles os responsáveis por atender crianças e adolescentes em escolas, unidades de saúde e emergências.
Em 2024, mais de 10 mil atendimentos foram realizados em Itajaí a crianças vítimas de violência, com 240 casos de abuso sexual registrados. Diante desse cenário alarmante, a capacitação busca fortalecer a rede de proteção infantil e garantir um atendimento adequado e humanizado.