Casa de Minas e Saporito são os primeiros restaurantes de Joinville a se tornarem Lixo Zero

Facebook
Twitter
LinkedIn
Casa de Minas e Saporito são os primeiros restaurantes de Joinville a se tornarem Lixo Zero

Instalados na Praça de Alimentação do Shopping Mueller, a Casa de Minas e Saporito são os primeiros restaurantes de Joinville a receberem a Certificação Lixo Zero.

Os certificados são emitidos pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validados pelo Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).

A Casa de Minas obteve 94,9% de índice de boas práticas e o Saporito 92,6%, ambos acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para conceder o certificado (90%).

As empresas que obtêm essa certificação são reconhecidas por adotar boas práticas na gestão de resíduos, implementando estratégias inovadoras para reduzir, reutilizar e reciclar, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

Elas passam por rigorosas auditorias e se comprometem com práticas alinhadas à metodologia de “lixo zero”.

A certificação baseia-se em uma metodologia que auxilia os gestores a estabelecerem planos estratégicos adequados às necessidades reais e permite que os consumidores identifiquem empresas alinhadas com os mesmos hábitos.

“O cuidado com o meio ambiente e a preocupação com o desperdício de alimentos nos levaram a observar detalhadamente os processos, para nos tornarmos lixo zero”, conta a proprietária das operações, Luciane Silva.
“A equipe unida e querendo fazer a diferença positiva, aceitou o desafio com foco, determinação e disciplina”.

Ela destaca ainda, que o reconhecimento evidencia aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa adota as melhores práticas reconhecidas pelo setor.

Além dos benefícios ambientais e sociais, também proporciona vantagens econômicas significativas para o negócio.
“Obtivemos maior consciência da equipe com relação aos resíduos, diminuição de desperdício alimentar, participação ativa dos colaboradores, readaptação de embalagens e produtos descartáveis de modo geral e reorganização de processos”, explica a empresária.
“Os colaboradores levaram o lixo zero para seus estilos de vida pessoal e de suas famílias, estão orgulhosos de fazer parte de uma empresa consciente” complementa.

Ações ESG compartilhadas

Com meta de se tornar Lixo Zero, o Shopping Mueller envolve todos os lojistas e funcionários em capacitações constantes e muita orientação prática.  Baseado em diversas práticas ESG (Environmental, Social and Governance), o empreendimento chegou a reduzir mais de 80 toneladas de resíduos em 2023.
Destacam-se ainda como ações em prol da causa:
O empreendimento utiliza 100% de energia; possui o Certificado Comerc-Sinerconsult de Energia Renovável;
Doa em média, 20 metros cúbicos por dia de papelão para instituição joinvillense;
Destina resíduos de construção civil, gesso e isopor para empresas especializadas no descarte ecológico dos materiais;
O isopor se transforma em materiais como réguas, vasos, rodapés e outros;
Mantém lixeiras com separação de plásticos, papéis, metais e orgânicos;
O óleo de cozinha se transforma em sabão e detergente;
O lixo orgânico é aproveitado para a produção de ração animal (suína);
Os recicláveis são destinados a uma cooperativa de recicladores, ambos gerando emprego e renda para inúmeras famílias;
Todos os resíduos gerados pelo Shopping ou que precisam de um destino correto, passam por uma triagem e são encaminhados aos órgãos competentes;
Mantém dois postos de coleta de pilhas e baterias disponíveis ao público;
Mantém posto de coleta de óleo de cozinha, recolhido por uma empresa especializada no destino ecológico desse material – são quase oito mil litros de óleo por ano;
As lâmpadas fluorescentes podem ser descartadas na loja Cassol; onde são encaminhadas ao destino correto;
Auxilia o Grupo de Apoio e Proteção Animal (Gapa) na Campanha de Arrecadação de Tampinhas Plásticas, a fim de reverter fundos para auxiliar os projetos da instituição;
Realiza a campanha Natal Solidário, sendo que as atrações que possuem valor de ingresso, parte é destinada a alguma instituição filantrópica;
Promove arrecadação e venda de roupas, calçados e demais objetos em prol de instituições sociais;
Promove corridas e ações beneficentes em prol de diversas causas, como o câncer de mama, autismo e outros;
Apoia e promove os bazares da ONG Mia Vida, instituição que cuida de animais abandonados ou que sofrem maus tratos; assim como apoia outros projetos similares.

Liana Trevisan
Jornalista
JP 003750-SC 
(47) 8868-8484
Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.