CEM Ariribá transforma sucata em instrumentos musicais e promove educação ambiental com alunos do 9º ano

CEM Ariribá transforma sucata em instrumentos musicais e promove educação ambiental com alunos do 9º ano

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O Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá, localizado em Balneário Camboriú, desenvolve um projeto inovador de conscientização ambiental com alunos do 9º ano, por meio da criação de uma banda musical formada por instrumentos feitos com sucata. A unidade, que já possui um histórico ligado à reciclagem, decidiu abordar o tema de forma criativa neste ano letivo.

Durante uma saída de campo pelas praias agrestes da cidade, os estudantes participaram da coleta de sucata. Após a triagem dos materiais, deu-se início à construção dos instrumentos musicais. Cada aluno foi responsável por montar e decorar o seu próprio instrumento, exercitando a criatividade e o senso de responsabilidade ambiental.

A iniciativa é conduzida pelo gestor do CEM Ariribá, Fábio Cunda, e conta com a colaboração da professora de banda, Gabriele Schroeder Nunes, do professor de Artes, Felipe Lorea Vaz, da professora de Geografia, Zuleide Graf Rocha, e do professor de História, Thiago Luiz Sebastiany.

Foram desenvolvidos cinco tipos de instrumentos musicais com sucata: pandeiros, chocalhos de mão, chocalhos fechados, caixas e tambores. Aproximadamente 80 alunos das turmas do 9º ano estão envolvidos diretamente no projeto, que teve duração de cerca de 45 dias para a coleta e confecção dos instrumentos.

Inspirados em sons reais, os instrumentos foram cuidadosamente replicados utilizando apenas materiais recicláveis. “A parte musical é muito importante para o cognitivo do aluno. No começo, desenvolver esse lado criativo deles é mais difícil, pois nem todos têm noção de como funciona o instrumento. Mas, no momento em que você une eles em sala, explica como funciona a emissão daquele som, eles passam a se ajudar e se aproximam mais disso”, explicou Gabriele.

Fábio relembrou que a escola já trabalha com materiais recicláveis há anos. “Como professor, cheguei a desenvolver barcos de garrafa pet e carrinhos de rolimã para os alunos. Acho fundamental trabalhar essa conscientização ambiental e só vamos melhorando a cada ano. Temos outras ideias e projetos que extrapolam os conteúdos escolares. Isso é essencial para que o aluno aprenda, inclusive, a trabalhar em equipe”, afirmou.

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destacou o caráter transformador do projeto. “Esse projeto é um excelente exemplo de como podemos integrar educação, arte e meio ambiente de maneira inovadora. A iniciativa está formando nossos alunos como cidadãos conscientes, além de fomentar o trabalho em equipe e a criatividade de cada um deles”, ressaltou.

Apresentações

Um grupo com dez alunos selecionados está se preparando para a primeira apresentação do projeto, marcada para o dia 2 de julho, na cidade de Itajaí, durante a etapa regional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Além da conferência, os estudantes também devem se apresentar no desfile de 7 de setembro e em outros eventos promovidos pelo município.

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