Novo empreendimento prioriza liberdade, segurança e ludicidade para as crianças,
seguindo tendências globais de urbanismo
O bairro Cidade das Águas está revolucionando o conceito de planejamento urbano em Joinville, colocando as necessidades das crianças, também, no centro de seu projeto.
Com um design inovador que prioriza a liberdade, segurança e ludicidade, o empreendimento promete criar um ambiente ideal para o desenvolvimento infantil.
Um dos principais aspectos da Cidade das Águas é a promoção da autonomia infantil.
Por meio de ruas acalmadas e calçadas amplas, se permite que as crianças explorem seu entorno com segurança.
O projeto considera a escala humana, aproximando-se da perspectiva da criança e criando espaços que atendem às suas necessidades específicas.
O bairro vai além dos tradicionais playgrounds, incorporando elementos lúdicos em todo o seu design.
As calçadas, a variedade de plantas e as mudanças sazonais nas árvores foram pensadas para estimular a curiosidade e a interação das crianças com o ambiente.
“A ludicidade do espaço está também conectada com a biofilia, aproximando o espaço da natureza.
Você ter um lugar de brincar que não necessariamente é tão óbvio, né?
A possibilidade de encontro em um gramado amplo, por exemplo, foi algo pensado para isso”, conta Juliana Castro, arquiteta urbanista e sócia-proprietária da JA8 Arquitetura Viva, referência nacional em street scape, placemaking, paisagismo e responsável pelo projeto na Cidade das Águas.
Juliana acrescenta: “Quando trabalhamos em um bairro na escala humana, nos aproximamos da escala da criança. Pensamos no tamanho dos lugares, permitindo a exploração do corpo num espaço diferente do adulto.
Criamos ambientes acolhedores que abraçam atividades cotidianas, proporcionando uma experiência do corpo e no espaço mais empática com a condição da criança – de ser pequeno, ter uma fragilidade física, mas também uma grande força energética.”
Educação integrada ao bairro
O Colégio Bom Jesus planeja uma unidade na Cidade das Águas propondo uma abordagem educacional alinhada com o conceito do bairro.
Silvio Iung, diretor da instituição, afirma que “a proposta do Bonja na Cidade das Águas segue sua tradição de preparar as crianças não apenas para o sucesso acadêmico, mas para a vida em sociedade.
As condições únicas do bairro irão desenvolver a autonomia e a escola contribuirá para a formação de cidadãos ativos, críticos e responsáveis.
” O diretor também destaca que “o espaço público do bairro se tornará uma extensão da escola, ampliando as oportunidades de aprendizado e interação com o entorno, ao oferecer experiências práticas como visitas, participação em projetos comunitários e interação com profissionais de diversas áreas.”
O projeto da Cidade das Águas se alinha com as mais recentes tendências em urbanismo centrado nas crianças.
Um exemplo disso é o livro “Desenhando ruas para as crianças”, recentemente traduzido e editado pelo SENAC no Brasil em 2024.
Esta obra traz inúmeras dicas e insights para melhorar bairros e cidades para crianças, servindo como uma valiosa referência para urbanistas e planejadores.
“O ‘Novo Urbanismo’ promove ‘morar, trabalhar, estudar e se divertir’ ao longo de uma pequena caminhada. Projetar escolas próximas das residências, com calçadas seguras, incentiva a criançada a ir para a aula caminhando e brincando”, completa Valério Gomes, Conselheiro da Cidade das Águas, em Joinville, e fundador da Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça.
A Cidade das Águas se apresenta como um modelo inovador de planejamento urbano, colocando as crianças no centro de suas decisões.
“A possibilidade dela descer para ir no parquinho, ter escola perto de casa, o Musicarium com a academia de música, encontrar os amigos na praça do bairro…isso é muito bom.
Além dessa liberdade, o controle do fluxo de veículos no bairro, nas ruas, também é importante para a segurança da criança”, enfatiza Juliana.
O projeto também considera as diferentes faixas etárias, reconhecendo que adultos e adolescentes também precisam de espaços para brincar e interagir.
“A transição da primeira infância para a infância do meio, e depois para a pré-adolescência e adolescência, é importante de ser incluída no espaço público”, explica Juliana.
“Por isso, pensamos em elementos como balanços gigantes, que são para todas as idades, permitindo que adultos também brinquem e incentivando os adolescentes a continuarem brincando.”
A integração entre escola e comunidade – onde tudo está a poucos minutos caminhando – cria um ambiente único, onde a liberdade e a responsabilidade caminham juntas.
“A Cidade das Águas traz na sua concepção a preocupação com as crianças. Sendo um bom lugar para as crianças, será um lugar maravilhoso para todos.
A grande oportunidade é a melhoria das calçadas e praças ao ponto de torná-las atrativas e instigar a garotada a encontrar amigos”, finaliza Valério Gomes.
Inspirada pelo mundo
A Cidade das Águas se inspira em iniciativas globais de urbanismo centrado nas pessoas, como a Urban95 e a 8 80 Cities.
A Urban95, uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer, incentiva o planejamento urbano a partir da perspectiva de uma criança de 95 cm de altura, focando em criar cidades mais amigáveis para crianças pequenas e seus cuidadores. Já a 8 80 Cities defende cidades projetadas para serem seguras e acessíveis tanto para uma criança de 8 anos quanto para um idoso de 80 anos, partindo do princípio de que se uma cidade funciona bem para essas faixas etárias, funcionará bem para todos.
Ambas as organizações promovem um planejamento urbano voltado para o bem-estar de crianças, idosos e da população em geral, alinhando-se perfeitamente com a visão da Cidade das Águas.
Galeria Cidade das Águas
Uma imersão pelo passado, presente e futuro; inovação e encantamento esperam pelos visitantes da Galeria Cidade das Águas.
Inaugurado recentemente, o espaço já pode ser conhecido pelo público por meio de agendamento pelo site do empreendimento.
A apresentação da Galeria marca a primeira fase do novo bairro-cidade de Joinville, que levou cinco anos para ser concluída, fruto de resgate histórico, estudos e um trabalho de diversas pessoas que contribuíram para a criação da Cidade das Águas.
A experiência pode ser vivida por quem desejar conhecer o espaço de segunda a sábado das 9h às 19h30 e aos domingos, das 10h às 16h.
Os agendamentos devem ser feitos pelo site da Cidade das Águas: cidadedasaguas.sc/
Sobre a Cidade das Águas
Idealizada para ser um ambiente onde moradia, trabalho e lazer coexistem em harmonia, a Cidade das Águas reforça o compromisso com um futuro urbano sustentável.
O projeto integra infraestrutura moderna e presença marcante da natureza, criando um legado para as próximas gerações e redefinindo o conceito de viver bem em Joinville.
Atendimento à imprensa | Tai Rodrigues Comunicação + Atré Comunicação
Tai Rodrigues | tai@tairodrigues.com | 47 98864-3373
Carla Lins | carla@atrecomunicacao.com.br | 48 98836-2774