Cineclube Irani estreia no SESC Jaraguá do Sul

Cineclube Irani estreia no SESC Jaraguá do Sul

Facebook
Twitter
LinkedIn

O Cineclube Irani comemora sua 3ª edição e acontece nas cidades de Balneário Camboriú, Joaçaba, onde se estabeleceu nos dois primeiros ciclos e expande sua realização também para o município de Jaraguá do Sul, com sessões que acontecem simultâneas. A 3ª sessão do Cineclube Irani acontece no dia 24/07 às 19h30 e exibe obras de Adirley Queirós (unb / df), “Mato Seco em Chamas” e “Rap, o Canto da Ceilândia”

O terceiro ciclo se dedica a apresentar filmes de cineastas que se formaram em faculdades de cinema no Brasil, onde já realizavam seus curtas universitários, e hoje realizam projetos longas-metragens para o grande público. Cada sessão será dedicada a uma diretora ou diretor, exibindo, na maioria das sessões, um curta universitário e um longa profissional do mesmo cineasta. Para tanto serão apresentados filmes de cineastas consolidados e iniciantes com destaque como Beto Brant, Anna Muylaert, Gabriel Martins, Adirley Queiroz, Marcos Yoshi, Anita Rocha da Silveira, entre muitos outros. Tudo isso em um período de oito meses, entre maio e novembro de 2023, em noites de quartas-feiras as 19h30, totalizando 10 sessões. As sessões são gratuitas e presenciais, e apresentam um vídeo introdutório feito por críticos e pesquisadores de cinema antes de cada sessão, onde o cineclubista receberá links com material de pesquisa e brindes.

O projeto foi premiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema pela Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.

PROGRAME-SE PARA AS SESSÕES

24/07 – Sessão 03 – Adirley Queirós (UNB / DF)
Mato Seco em Chamas (2022, 153′ – co-direção com Joana Pimenta) e Rap, o Canto da Ceilândia (2005, 15′)

07/08 – Sessão 04 – Matheus Souza (PUC-RJ – RJ)
Apenas o Fim (2008, 80′)

21/08 – Sessão 05 – Gabriel Martins (UNA – MG)
Marte Um (2022, 115′) e Filme de Sábado (2009, 18′)

11/09 – Sessão 06 – Anita Rocha da Silveira (PUC-RJ / RJ)
Medusa (2023, 132′) e O Vampiro do Meio-Dia (2008, 20′)

02/10 – Sessão 07 – Bruno Costa (UNESPAR – PR)
Mirador (2021, 94′) e Os Dias Cinzas (2008, 19′)

23/10 – Sessão 08 – Allan Deberton (UFF-RJ – CE)
Pacarrete (2019, 97′) e Doce de Coco (2010, 20′)

13/11 – Sessão 09 – Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (PUCRS – RS)
Tinta Bruta (2018, 117′) e Um Diálogo de Ballet (2012, 8′)

04/12 – Sessão 10 – Anna Muylaert (ECA/USP – SP)
É Proibido Fumar (2009, 89’) e A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti (1995, 16′)

LOCAIS DE EXIBIÇÃO

ARTHOUSEBC – Balneário Camboriú – Rua São Paulo 581-1 – Estados
É uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de uma indústria cultural e criativa, localizada em Balneário Camboriú, que apresenta programação diversificada o ano inteiro. www.arthousebc.com

CASA DA CULTURA ROGÉRIO SGANZERLA – Joaçaba – Rua 13 de Maio, 64 – Centro
É. um espaço público municipal dedicado à produção e fruição cultural, localizado em Joaçaba, tornando-se um centro de atividades culturais que enriquecem a vida da comunidade e além. 

SESC JARAGUÁ DO SUL – Jaraguá do Sul – Rua Jorge Czerniewicz, 633 – Czerniewicz
O Sesc é uma Instituição pioneira, que desde 1946 transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses. 

SAIBA MAIS SOBRE OS FILMES

24/07 – ** Sessão 03 – Adirley Queirós (UNB / DF)**
Mato Seco em Chamas (2022, 153′ – co-direção com Joana Pimenta)
Na favela de Sol Nascente, na Ceilândia, a principal moeda de troca entre grupos inimigos é o petróleo. Chitara, grande gasolineira da região, tenta fidelizar a clientela junto ao seu poço particular com a ajuda da irmã.
Direção: Adirley Queirós, Joana Pimenta | Roteiro Adirley Queirós | Elenco: Joana Darc Furtado, Léa Alves Da Silva, Andreia Vieira, Débora Alencar, Gleide Firmino, Mara Alves.
Rap, o Canto da Ceilândia (2005, 15′)
Diálogo com quatro consagrados artistas do Rap nacional (X, Jamaika, Marquim e Japão), todos moradores da Ceilândia, cidade-satélite de Brasília. O filme mostra a trajetória desses integrantes no universo da música e faz um paralelo com a construção da cidade onde moram. São artistas que vêem no Rap a única forma de revelar seus sentimentos e de se auto-afirmar enquanto moradores da periferia.
Roteiro: Adirley Queirós

Trailer: 

07/08 – ** Sessão 04 – Matheus Souza (PUC-RJ – RJ)**
Apenas o Fim (2008, 80′)
Estudante universitária decide terminar com o namorado e fugir para um lugar desconhecido. Antes, o casal se encontra para relembrar momentos do passado e imaginar o futuro de maneira bem divertida.
Direção: Matheus Souza | Elenco: Gregório Duvivier, Erika Mader, Nathalia Dill

Trailer: 

21/08 – ** Sessão 05 – Gabriel Martins (UNA – MG)**
Marte Um (2022, 115′)
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Direção: Gabriel Martins | Roteiro: Gabriel Martins | Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião
Filme de Sábado (2009, 18′) Em uma manhã de sábado, André teve uma ideia…
Direção, roteiro e montagem: Gabriel Martins | Elenco: André Prata e Maurilio Martins.

Trailer: 

11/09 – ** Sessão 06 – Anita Rocha da Silveira (PUC-RJ / RJ)**
Medusa (2023, 132′) Muitas eras atrás, existiu uma lenda que ainda perdura na sociedade, é aquela de Medusa. A moça foi sarcedotisa de Atena, a deusa virgem, mas Poseidon veio e violentou sua serva em seu local de oração e devoção. É então que Atena pune severamente a moça, fazendo com que seus cabelos se tornassem cobras e quaquer homem que ousasse olhá-la, seria transformado em pedra. Hoje, o mito ainda é muito bem conhecido. Mariana é uma jovem que se força ao máximo manter a aparência de que é uma mulher perfeita. Para resistir à tentação, ela e suas amigas se esforçarão ao máximo e farão tudo em seu alcance para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, a vontade de gritar é cada vez mais forte.​
Diretora: Anita Rocha da Silveira | Elenco: Mari Oliveira, Lara Tremouroux, Bruna Linzmeyer, Thiago Fragoso e Felipe Frazão.
O Vampiro do Meio-Dia (2008, 20′) Em um verão, adolescente descobre o prazer em meio a ônibus, balões, Darth Vader e leis de Newton.
Direção: Anita Rocha da Silveira | Roteiro: Anita Rocha da Silveira | Elenco: Bella Camero, João Pedro Zappa

Trailer: 

02/10 – ** Sessão 07 – Bruno Costa (UNESPAR – PR)**
Mirador (2021, 94′) Maycon é um boxeador que treina para retornar aos ringues enquanto divide seu tempo com dois subempregos. Pai de Malu, fruto de uma relação casual que teve com Michele, ele tem sua vida revirada quando se vê na situação de ter que cuidar da filha sozinho. Entre a rotina exaustiva de treinos e bicos para sobreviver a maior luta de Maycon ainda está por ser vencida: Tornar-se pai.
Direção: Bruno Costa | Roteiro: Bruno Costa e William Biagioli | Elenco: Altamar Cezar, Maria Luiza da Costa, Stephanie Fernandes
Os Dias Cinzas (2008, 19′)
José Carlos é um jovem solitário sem perspectivas para seu futuro. Operário no turno da noite de uma fábrica, ele sofre de uma forte insônia que lhe impede de dormir durante o dia.
Direção: Bruno de Oliveira | Roteiro: Bruno de Oliveira

Trailer: 

23/10 – ** Sessão 08 – Allan Deberton (UFF-RJ – CE)**
Pacarrete (2019, 97′) Pacarrete (Marcélia Cartaxo) é uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha (Zezita Matos), no Russas, interior do Ceará. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade, que está prestes a acontecer. Para tanto, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo, logo se torna um grande oponente.
Direção: Allan Deberton | Roteiro: André Araújo, Samuel Brasileiro | Elenco: Marcelia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira
Doce de Coco (2010, 20′) Madalena e Santinha lutam para manter a sobrevivência da família. Ela é sacoleira, ele artesão sacro e ex-militante contra a ditadura militar. Para melhorar de vida eles tentam sempre a sorte na loteria, até que um dia têm um sonho sobre a existência de um tesouro enterrado no cemitério da pequena cidade de Fartura.
Direção Allan Deberton | Roteiro: Allan Deberton | Elenco: Alan Ribeiro, Alisson Rodrigues, Débora Ingrid, Marcélia Cartaxo, Sidney Souto, Soia Lira

Trailer: 

13/11 – ** Sessão 09 – Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (PUCRS – RS)**
Tinta Bruta (2018, 117′) Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.
Direção: Filipe Matzembacher E Marcio Reolon | Roteiro: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon | Elenco: Shico Menegat, Bruno Fernandes, Guega Peixoto, Sandra Dani e Frederico Vasques.
Um Diálogo de Ballet (2012, 8′) Um senhor e um jovem acordam. Em comum, a homossexualidade. Enquanto eles realizam uma espécie de balé de corpos, seus pensamentos sobre preconceitos e diferenças de gerações causam impacto no espectador.
Diretores: Filipe Matzembacher, Marcio Reolon | Elenco: Áurea Baptista, Lauro Ramalho, Gabriela Martins, Stefano Fialho, Giovanni Rizzo

Trailer: 

04/12 – ** – Sessão 10 – Anna Muylaert (ECA/USP – SP)**
É Proibido Fumar (2009, 89’) Baby (Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar
Diretora: Anna Muylaert | Roteiro: Anna Muylaert
A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti (1995, 16′) Comédia de costumes sobre a vida amorosa de um casal não muito amoroso, visto pela ótica infantil de sua filha de seis anos, Kiki Cavalcanti.

Trailer: 

SOBRE O CINECLUBE IRANI

O nome do cineclube homenageia o curta-metragem “Irani” de 1983, dirigido pelo catarinense Rogério Sganzerla, um documentário que registra a festa popular relacionada a Guerra do Contestado, que acontece na homônima cidade catarinense. “Irani” é um dos poucos filmes que Sganzerla, um dos mais importantes e relevantes cineastas brasileiros, fez em seu estado natal.

A primeira edição aconteceu no ano de 2021 na cidade de Balneário Camboriú, na casa artístico-cultural Arthousebc, com o primeiro ciclo intitulado “Cinema Brasileiro: Ontem e Hoje”, onde foram exibidos filmes nacionais em um diálogo entre o cinema brasileiro feito no início da segunda metade do século passado com o cinema brasileiro do final da década passada (2015-2019). No seu segundo ciclo, realizado em 2023, o Cineclube Irani se expandiu geograficamente, acontecendo simultaneamente em duas cidades: em Balneário Camboriú, na Arthousebc; e também em Joaçaba, no Teatro Alfredo Sigwalt. O segundo ciclo foi intitulado “Cinema Brasileiro: Anos 80 e 90”, e exibiu filmes brasileiros importantes e relevantes do período entre os anos 1980 e 1999, época em que o cinema brasileiro, em um turbulento período político, apresentou produção audiovisual bastante diversificada.

INFORMAÇÕES

Endereços:
Balneário Camboriú – Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 – Estados / André Gevaerd e Bruno Reiser
Joaçaba – Casa da Cultura Rogério Sganzerla / Rua 13 de Maio, 64 – Centro / Filipe Maliska e Elton Krug
Jaraguá do Sul – SESC JARAGUÁ DO SUL – Rua Jorge Czerniewicz, 633 – Czerniewicz / Carlos Henrique Schroeder e Jacqueline Dziubatey
Ingresso: Gratuitos. Retirados na bilheteria de cada cinema
Bilheteria: Abre 30 minutos antes da sessão.
Sessões: 24/07, 07/08, 21/08, 11/09, 02/10, 23/10, 13/11 e 04/12, sempre as 19h30
Informações completas no site: http://www.arthousebc.com
Produção: Maleta
Exibição: Arthousebc / Casa Rogério Sganzerla / SESC Jaraguá do Sul
Patrocínio: Prêmio Catarinense de Cinema pela Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura


Divulgação, texto e fotos:

Caio Cordeiro | 55 47 9112-8809

Arthousebc | Cineramabc Filmes e Produções Artísticas

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress