Coletiva de imprensa revela sistema de saúde à beira do colapso em Itajaí

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A real situação do sistema público de saúde do município de Itajaí foi apresentada à imprensa na coletiva da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (9), na sala de reuniões do gabinete do prefeito, onde foram expostas fotos e imagens que comprovam o estado crítico em que se encontram as unidades de atendimento à comunidade, além de um diagnóstico da situação da rede pública de saúde de Itajaí.

“A Secretaria foi encontrada com mais de 15 contratos importantes vencidos, e não há possibilidade legal para renová-los. É uma situação crítica que enfrentamos”, explicou a secretária de saúde, Dra. Mylena Lavado. Por meio das pastas e órgãos responsáveis, o município de Itajaí está elaborando um plano de ação para garantir a continuidade dos serviços e evitar o colapso do sistema público de saúde.

Confira a seguir os principais pontos apresentados pela secretária de saúde e a equipe da Secretaria durante a coletiva de imprensa:

Situação atual dos contratos e impactos

  1. Serviços de Limpeza, Manutenção e Segurança
    • Comprometimento da higienização e biossegurança nas unidades de saúde;
    • Risco de proliferação de infecções hospitalares e desorganização administrativa;
    • Insegurança para pacientes e colaboradores nas unidades.
  2. Laboratório de Análises e Exames de Dengue e COVID-19
    • Interrupção de diagnósticos essenciais para controle de epidemias;
    • Atrasos nos laudos, aumentando a gravidade dos casos e dificultando o controle epidemiológico.
  3. Atendimento Emergencial em Oftalmologia e Exames
    • Falta de atendimento imediato para retirada de corpos estranhos, podendo levar a complicações graves, como perda da visão;
    • Desassistência nos diagnósticos oftalmológicos.
  4. Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem Terceirizados
    • Redução drástica no quadro funcional, comprometendo atendimentos básicos, emergenciais e hospitalares;
    • Sobrecarga nos profissionais remanescentes, aumentando o risco de erros e a baixa qualidade do atendimento.
  5. Não Chamamento de Concursados
    • Falta de tempo hábil para substituição de terceirizados, agravando a escassez de profissionais;
    • Ampliação do tempo de espera para consultas e procedimentos.
  6. Equipamentos de Raio-X, Ventilador Pulmonar, Monitor Multiparamétrico e Bombas de Infusão
    • Indisponibilidade de exames e monitoramento de pacientes graves;
    • Redução da capacidade de atendimento em emergências e unidades de terapia intensiva.
  7. Manutenção de Informática e Locação de Computadores
    • Falhas em sistemas de agendamento, laudos e controle administrativo;
    • Paralisação de serviços essenciais, como a gestão de prontuários e comunicação interna.
  8. Sistema de Gestão de Saúde (Prontuário Eletrônico)
    • Interrupção na continuidade do atendimento devido à perda de informações clínicas;
    • Risco de erros médicos por falta de acesso aos históricos dos pacientes.
  9. Manutenção de Ar-Condicionado
    • Ambiente insalubre para pacientes e profissionais, especialmente em dias de calor intenso;
    • Risco de contaminação cruzada devido à falta de climatização adequada.

Situação das Estruturas Físicas das Unidades de Saúde

  1. CRESCEM (Centro de Referência da Criança e da Mulher)
    • Presença de mofo nas paredes;
    • Substituição de portas;
    • Vazamento no telhado;
    • Cobertura da entrada da unidade com vazamento na rampa de acesso para gestantes e cadeirantes.
  2. UPA Cordeiros
    • Reforma dos pisos dos banheiros;
    • Salas com infiltração e necessidade de realocação da sala de descanso dos profissionais;
    • Substituição ou reforma das poltronas de medicação;
    • Substituição de portas;
    • Comprometimento da área externa, com tubulação de água e esgoto afetada.
  3. UBS Votorantim
    • Parte da estrutura da unidade cedeu;
    • Presença de mofo nas paredes;
    • Necessidade de fechamento da janela na sala de vacinas;
    • Melhorias na área externa utilizada para serviços e treinamentos, incluindo colocação de piso e melhorias na cobertura.
  4. UBS Costa Cavalcante
    • Substituição do balcão de atendimento na entrada da unidade;
    • Fechamento da janela na sala de vacinas;
    • Instalação elétrica comprometida em toda a unidade.
  5. UBS Jardim Esperança
    • Infiltração nas paredes;
    • Mau dimensionamento dos consultórios;
    • Reaproveitamento de uma sala externa para uso das equipes de atendimento domiciliar;
    • Sala de esterilização sendo usada como depósito;
    • Substituição ou reforma das poltronas de medicação;
    • Instalação elétrica comprometida em toda a unidade.

O município de Itajaí reafirma seu comprometimento e trabalho sério para manter em pleno funcionamento os serviços de saúde, essenciais para o bem-estar e desenvolvimento da cidade. Novas informações serão amplamente divulgadas à medida que as soluções entrem em vigor.

Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí / (47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Luiz Lerner
Fotos: Prefeitura de Itajaí

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