Comércio gera quase 12 mil empregos formais em Santa Catarina em 2025, aponta Novo Caged

Comércio gera quase 12 mil empregos formais em Santa Catarina em 2025, aponta Novo Caged

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
empregos em SC,comércio varejista,Novo Caged,Seplan,economia catarinense

O setor do Comércio encerrou 2025 com saldo positivo de 11.989 novas vagas de trabalho formal em Santa Catarina, segundo dados do Novo Caged, referentes a dezembro de 2025. O desempenho reforça a relevância do setor para a economia catarinense, especialmente como porta de entrada para o primeiro emprego.

Mais da metade das contratações ocorreu no Comércio varejista, responsável por 6.228 novos postos de trabalho ao longo do ano.

Comércio como termômetro da economia

Para o secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, o bom desempenho do setor indica aquecimento do consumo e impacto positivo em toda a cadeia produtiva.

“Quando o Comércio vai bem, é sinal de que as famílias estão consumindo, o mercado está reagindo e o emprego cresce para atender essa demanda”, destacou.

Segundo a Seplan, o crescimento aproximado de 5% da economia catarinense em 2025, medido pelo IBCR, contribuiu para o aumento do rendimento médio e do consumo das famílias, refletindo diretamente na geração de empregos formais.

Comércio varejista em destaque

A Secretaria de Estado do Planejamento lançou uma nova edição do Informativo Mensal de Emprego, com análise detalhada do setor, baseada em dados do Novo Caged (novembro de 2025) e da RAIS 2024, último consolidado disponível pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O estudo aponta que o saldo de empregos no Comércio varejista cresceu 16,6% nos últimos dois anos, comparando novembro de 2023 com novembro de 2025. Apenas em novembro de 2025, o setor criou 4.450 novas vagas formais.

O segmento de hipermercados e supermercados, voltado ao comércio de mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios, foi responsável por quase 50% do saldo positivo de empregos naquele mês.

Estoque de trabalhadores formais

Dados da RAIS 2024 mostram que o Comércio varejista concentra cerca de 12,2% dos trabalhadores formais de Santa Catarina, a maior participação entre todos os setores da economia estadual.

Entre os subsetores com maior número de empregados, destacam-se:

  • Hipermercados e supermercados: 26,6%

  • Comércio de ferragens, madeira e materiais de construção: 9,9%

  • Comércio de vestuário e acessórios: 8,7%

Micro e pequenas empresas lideram contratações

O levantamento também evidencia o papel das micro e pequenas empresas na geração de empregos. Em 2024, as microempresas concentraram cerca de 40% dos trabalhadores do Comércio varejista, enquanto as empresas de pequeno porte responderam por 33%.

Já em novembro de 2025, 60,2% das novas vagas do setor foram criadas por micro ou pequenas empresas, confirmando a importância desses empreendimentos para o mercado de trabalho catarinense.

O estudo completo pode ser consultado no Informativo Mensal de Emprego, elaborado pela Diretoria de Políticas Públicas da Seplan.

Relacionados