Congresso Moveleiro em São Bento do Sul reforça união e força do setor mobiliário brasileiro

Congresso Moveleiro em São Bento do Sul reforça união e força do setor mobiliário brasileiro

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
congresso moveleiro 2025,evento moveleiro São Bento do Sul,indústria moveleira Brasil,inovação no setor moveleiro,mercado moveleiro nacional,exportação de móveis SC,programa Amplia,Sindusmobil São Bento do Sul

Nos dias 5 e 6 de junho de 2025, São Bento do Sul sediou a 2ª edição do Congresso Moveleiro e Inovação – Capital dos Móveis, firmando ainda mais sua importância como o maior polo moveleiro do Brasil. Realizado na Promosul, o evento teve como temas centrais Pessoas, Governança, Tecnologia e Inovação, reunindo empresários, especialistas, gestores públicos e lideranças do segmento para debater os caminhos do mercado moveleiro nacional e internacional.

A cerimônia de abertura contou com o painel de Captação de Recursos, que reuniu personalidades como Silvio Dreveck (Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços), Mauro Mariani (diretor do BRDE), e Nivaldo Presalino (gerente regional do BRDE), com mediação de Daniel Lutz, presidente da ARPEM e CEO da Móveis Serraltense.

Um destaque relevante desta edição foi a apresentação do Programa Amplia, iniciativa inovadora que representa o compromisso do setor com o futuro da região. Lançado oficialmente na tarde do primeiro dia do congresso, o programa é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação de São Bento do Sul, o Sindusmobil (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário), e a Fiesc, por meio do Sesi e Senai. A ação beneficia atualmente 140 alunos do 9º ano da rede municipal com aulas no contraturno, realizadas na estrutura do Senai.

Voltado para formação técnica e integral, o programa oferece cursos em áreas como moveleiro, elétrica, automação industrial, mecatrônica, vestuário e sistemas de informação. O objetivo é integrar os jovens à realidade do setor produtivo local, promovendo equidade e diminuindo desigualdades. Participaram da apresentação o presidente do Sindusmobil, Luiz Carlos Pimentel; a gerente regional do Sesi/Senai, Daren Basso Souza; os empresários Anor Evaldo Katzer, Enrico Fagundes, e o vice-presidente regional da Fiesc, Arnaldo Huebl.

Em seguida, o painel “Elas Conectam – Mulheres que Lideram, Transformam e Inspiram” destacou o protagonismo feminino na indústria, com a participação de líderes como Francielli Leite de Souza, Vanessa Hoffmann Leite Portella e Eliete Adriani da Cruz.

Ainda no primeiro dia, o público acompanhou discussões estratégicas como o painel “Oportunidades e Desafios no Mercado Americano”, com o especialista em internacionalização de negócios Carlos Mariaca; e o painel “Raízes do Sucesso: Cases que Inspiram”, com os empresários Daniel Lutz, Gilson Gugelmin (Condor) e Alecksander Cesconetto (Interlink), que apresentaram exemplos de superação e inovação no setor.

O segundo dia do evento teve programação intensa com foco em tecnologia, inovação e comércio exterior. Pela manhã, o painel “Comunicação, marketing e tecnologia” reuniu Marcello Miranda (A Gazeta e Pulsar Consultoria em Marketing), Cris Dresch (We Buzz Marketing), com mediação de Bruno Grossl (Oito Oito Marketing), abordando o uso da inteligência artificial nos negócios.

Outro ponto alto foi o painel “Do Porto à Indústria”, com Alesandro Zen (Portonave) e Maria Teresa Bustamante (FIESC), tratando do papel logístico de Santa Catarina na exportação de móveis, mediado por Edmundo Kiefer. À tarde, os painéis “Inovação, tecnologia e digitalização” e o painel internacional com Emilio Beltrami, especialista em Foresight, discutiram a transferência de tecnologias nas cadeias produtivas circulares, com mediação de Luiz Carlos Pimentel.

A programação foi concluída com o painel “Poder das Conexões”, com Jonathan Roger Linzmeyer e Bernardo Linzmeyer, seguido da palestra de encerramento “Liderando na Velocidade das Mudanças”, com o conferencista renomado Alfredo Rocha, que estimulou reflexões sobre comportamento, liderança e adaptabilidade.

Para Jonathan Roger Linzmeyer, organizador do congresso, esta segunda edição representou um grande avanço. “O congresso evoluiu significativamente, tanto na programação quanto na organização. Ouvimos o público da primeira edição, realizamos pesquisas, ajustamos agenda e criamos uma estrutura mais integrada e alinhada com as necessidades do setor”, destacou.

Ele ressaltou que o principal ponto foi o fortalecimento da união entre empresas, instituições e lideranças regionais. “Nosso objetivo é claro: fomentar o conhecimento, promover o intercâmbio de experiências e criar conexões valiosas. Cada painel e palestra teve papel fundamental no conjunto”, afirmou.

Jonathan também valorizou a participação dos patrocinadores, apoiadores institucionais e de mídia, sem os quais o evento não teria acontecido. Confirmou ainda a 3ª edição do Congresso Moveleiro e Inovação para 2026, novamente em paralelo à Feistock. “Vamos continuar incentivando a participação coletiva das empresas. Quanto mais forte o setor, melhores serão as oportunidades e o desenvolvimento regional. Somos a Capital Internacional dos Móveis e devemos ter orgulho disso”, concluiu.

Relacionados
plugins premium WordPress