Muito utilizada pelo Poder Judiciário na resolução de conflitos, a Constelação tem sido cada vez mais procurada por empresários.
Seja para revelar a origem das dificuldades e mostrar as soluções, preparar equipes, desenvolver produtos, tomar decisões, avaliar projetos e conectar-se com os clientes, a dinâmica pode contribuir em desfechos positivos.
Em Joinville, o constelador certificado em Constelações Familiares para crescimento pessoal e profissional, Marcos Alexandre, recebe com frequência, pedidos de ajuda para questões no ambiente corporativo.
“Independentemente do tamanho da empresa, desde multinacionais até pequenos negócios familiares, societários e individuais, têm procurado pela constelação empresarial”, destaca.
Desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger, a partir da observação de sistemas familiares, a constelação é uma dinâmica capaz de apresentar raízes ocultas que influenciam os membros do sistema, ao permitir perceber o que não está visível de maneira tão clara.
“Quando aplicada a uma empresa, a constelação revela o que está causando desarmonia e os problemas organizacionais que não podem ser conhecidos de outra forma”, explica.
A constelação é a ciência dos relacionamentos e uma empresa também é composta deles, enfatiza o especialista.
“As corporações têm relacionamentos com os clientes, com o governo, economia, concorrentes, com o dinheiro, com os produtos.
Assim como os relacionamentos internos entre colegas, líderes e subordinados”, detalha.
Conforme a ordem do pertencimento, proposta pela constelação, é necessário que a história da empresa seja vista e honrada pelos fundadores, sócios e funcionários presentes e passados que contribuíram de forma importante para a organização.
“Quando isso não acontece da forma correta, a exclusão se manifesta na empresa como conflitos e dificuldades inexplicáveis”, acrescenta.
Na ordem da hierarquia dessas dinâmicas, é importante reconhecer quem chegou primeiro na empresa, independentemente da função.
Além disso, cada um deve ocupar seu cargo e desempenhar seu papel sem interferir nos cargos e papéis dos outros, sempre em busca do equilíbrio. “Trata-se da retribuição da empresa pelos serviços prestados pelos funcionários, assim como do reconhecimento por parte dos funcionários pelos benefícios proporcionados pela empresa”, complementa.
Marcos Alexandre
É constelador, com mais de 20 certificações e especializações em constelações familiares originais Hellinger.
Liana Trevisan
JP 003750-SC