Foi encerrado no último domingo (11) o levantamento online de opiniões e sugestões sobre o turismo de Penha. Ao todo, foram registradas 191 respostas, que irão colaborar diretamente para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, ferramenta essencial para o planejamento e o desenvolvimento turístico do município.
A pesquisa integra a metodologia de construção do Plano, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Sebrae/SC. O questionário reuniu percepções sobre os pontos fortes e fracos do turismo local, além de oportunidades de desenvolvimento e desafios a serem superados nos próximos anos.
De forma preliminar, os resultados apontam que cerca de 60% dos participantes são moradores do município, enquanto 15% são empresários do setor turístico e 13% veranistas e visitantes de Penha — públicos estratégicos que a consulta buscou alcançar. As contribuições servirão de base para a definição das diretrizes estratégicas do turismo local para os próximos quatro anos.
O processo de elaboração do Plano prevê a realização de três seminários participativos. O primeiro está programado para o mês de fevereiro, quando será apresentado o prognóstico da pesquisa e os demais dados levantados durante a fase de diagnóstico.
O pontapé inicial para a construção do Plano Municipal de Turismo ocorreu em um evento realizado em outubro de 2025, que reuniu representantes do Conselho Municipal de Turismo, empreendedores, entidades e moradores interessados em contribuir para o fortalecimento do turismo em Penha, no litoral de Santa Catarina.






