O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, representado pela hoteleira Andrezza Negrini, foi uma das convidadas a fazer o uso da Tribuna Livre na sessão da Câmara de Vereadores da cidade, na noite de terça-feira (5). À convite do gabinete do vereador André Meirinho, Andrezza falou sobre o projeto Visite BC e Região Costa Verde & Mar, que divulga Balneário e municípios vizinhos pelo Brasil e Mercosul. Representantes do trade turístico, associados à entidade, também estiveram presentes no plenário da Câmara para prestigiar a apresentação.
O projeto Visite BC e Região Costa Verde & Mar foi enaltecido por Andrezza como de suma importância para a cidade, porque faz a diferença na economia de Balneário Camboriú. A presidente teve a oportunidade de contar um pouco sobre o que é o Convention Bureau – uma entidade sem fins lucrativos (existem mais de 40 Convention Bureaux espalhados pelo Brasil) que tem como objetivo desenvolver, incentivar e movimentar o turismo e a economia, fazendo isso através da captação de eventos, representatividade do trade, promoção do destino e marketing, e relacionamento, com 158 associados em 11 segmentos – entre hoteis, atrativos, bares, restaurantes, comércio, empresas do setor de eventos e até aeroportos (o BC Convention inclusive auxilia-os na captação de novas linhas aéreas).
“O Convention de Balneário Camboriú, quando foi fundado, há 22 anos, nasceu para lutar pela abertura do Centro de Eventos, mas enquanto o equipamento não era inaugurado trabalhamos no segmento MICE (Meeting, Incentive, Convention e Exhibition) com os demais excelentes espaços que temos na cidade. E também focamos em atuar na divulgação de nossa cidade e atrair mais visitantes – com isso nos tornamos fortes no pilar Visitors, e assim o projeto Visite BC se tornou o carro-chefe, uma referência, do nosso BC Convention. Criado em 2016, na edição de 2023 contou com a participação de 44 parceiros”, explicou Andrezza.
Através de parceria público-privada (o projeto conta com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú e Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar), mais de 100 empresas já participaram como parceiras do Visite ao longo dos últimos oito anos. “A ideia do projeto Visite BC é capacitar pessoas, operadores e agentes de viagens, para vender Balneário Camboriú. Não só divulgar, mas capacitar, pois os operadores e agentes de viagens têm papeis fundamentais na venda dos destinos turísticos e ações como o Viste BC e Região Costa Verde & Mar são importantes ferramentas para manter o nosso destino em destaque. Em 2023 foram 1.500 agentes capacitados, mais de 30 mil pessoas impactadas – incluindo ainda imprensa, influenciadores e público final (na edição do ano passado houve ações especiais na Serra Gaúcha, Londrina, Cuiabá e Chapecó), mais de 23 mil atendimentos individuais e em nove meses 22 cidades foram visitadas (como Goiânia, Santa Fé, Rosário, Brasília e Campo Grande), mais de 36 mil km rodados”, acrescentou a presidente, lembrando que apesar de haver apoio da prefeitura de Balneário Camboriú (46,2% do orçamento vem do setor público), o recurso majoritário (53,8%) vem do investimento das empresas que acreditam na importância do projeto.
A hoteleira também aproveitou o momento para falar sobre a edição de 2024 do projeto Viste BC, que neste ano irá divulgar Balneário Camboriú em 27 destinos – 12,5% de crescimento na quantidade de cidades que serão visitadas em comparação com 2023, incluindo o já tradicional Road Show, um ônibus plotado com os atrativos de Balneário e região que viaja fazendo ações de divulgação pelo interior do Estado de São Paulo (cidades a serem definidas), além de mais ações com público final (em SC, RS, PR e Centro-Oeste) e ainda viagens internacionais (Chile, Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai).
A entidade possui diversos projetos além do Visite, como o festival gastronômico Balneário Saboroso, que neste ano celebra 15 anos e acontece sempre no mês de julho – como parte da programação de aniversário do município, a BNT Mercosul – uma das principais feiras de turismo do Mercosul, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, novamente no ExpocentroBC Julio Tedesco, o aplicativo Movimenta BC, que é o oficial da cidade e reúne a agenda de eventos e inúmeros benefícios para moradores e turistas aproveitarem em Balneário Camboriú, marketing e relacionamento e apoio a captação de eventos.
Os vereadores elogiaram o trabalho realizado pela entidade e enalteceram o processo de evolução que Balneário Camboriú vive, assim como o crescimento do turismo com novos atrativos turísticos e que o projeto Visite BC e Região Costa Verde & Mar é primordial para divulgar o novo momento que a cidade vive.