O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e executado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), contará com forte adesão em Santa Catarina. Ao todo, 11.206 pessoas candidatas confirmaram inscrição para a prova objetiva, que será realizada neste domingo, 5 de outubro, em oito municípios catarinenses.
Deste total, 6.128 (54,68%) são mulheres e 5.078 (45,32%) são homens. Para a ministra da Gestão, Esther Dweck, o certame contribui para democratizar o acesso ao serviço público. “Quanto mais diverso for o quadro de servidores, mais ele representa a realidade do país e traz diferentes perspectivas para as políticas públicas”, destacou.
Participação em Santa Catarina
Total de inscritos: 11.206 (1,48% do total nacional)
Número de cidades com locais de prova: 8
Municípios-sede: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José
Número de locais de prova: 22
Principal polo: Faculdade Anhanguera de São José (SC), com 1.425 inscritos
Bloco mais concorrido: Bloco 5 – Administração, com 2.640 participantes
Vagas e oportunidades
O CPNU 2 oferecerá vagas com lotação em órgãos federais no estado, incluindo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Apesar disso, a maior parte dos participantes busca vagas de âmbito nacional, com destaque para a área de Administração.
Diversidade e inclusão
O edital estabelece políticas afirmativas para ampliar a representatividade. Em Santa Catarina, foram registradas:
1.820 pessoas negras (0,86% do total nacional)
78 pessoas indígenas (1,17%)
60 pessoas quilombolas (1,20%)
595 pessoas com deficiência (1,98%)
Estrutura de aplicação
A aplicação das provas contará com 22 locais preparados para garantir infraestrutura, acessibilidade e segurança. A logística será monitorada em tempo real pelo MGI e pela Enap, com apoio das forças de segurança estaduais.
Serviço para os candidatos
Data da prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Horários:
Nível Superior: 13h às 18h (horário de Brasília)
Nível Intermediário: 13h às 16h30 (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 12h30 (horário local, seguindo Brasília)
Documentos aceitos: originais com foto (físicos ou digitais via aplicativos oficiais GOV.BR, como CNH e e-Título).
CPNU em todo Brasil
Com 761.528 inscrições confirmadas, o CPNU 2 terá provas em 228 cidades brasileiras, oferecendo 3.652 vagas em 32 órgãos federais. A lista de convocados para a segunda prova será divulgada em 12 de novembro e a prova discursiva acontecerá em 7 de dezembro.
A primeira lista de classificados sairá em 20 de fevereiro, seguida de três chamadas de confirmação de interesse. A relação final será publicada em 16 de março.