Dança Charme do Rio de Janeiro chega a Paris com oficina e baile no Carreau du Temple

Dança Charme do Rio de Janeiro chega a Paris com oficina e baile no Carreau du Temple

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dança Charme,Movimento Charme,Marcus Azevedo,Carreau du Temple,Paris,França,dança brasileira na Europa,baile charme,cultura carioca,dança urbana do Rio de Janeiro,Festival Everybody,DJ GAB,intercâmbio cultural Brasil França,evento de dança em Paris,cultura das periferias do Rio,charme na Europa,oficina de dança em Paris

Com coreografias e sonoridades que embalam pistas e ruas do Rio de Janeiro, o Movimento Charme alcança um marco internacional. Pela primeira vez, a Dança Charme será apresentada em território francês, com oficina e baile no histórico Carreau du Temple, em Paris, no dia 21 de fevereiro, dentro da programação do Festival Everybody.

A iniciativa será conduzida por Marcus Azevedo, um dos principais nomes do Charme no Brasil, que ministrará um aulão das 20h às 21h. Na sequência, das 21h30 à 1h, o baile será comandado pela DJ GAB. O evento contará ainda com a participação especial do dançarino Eduardo Gonçalves.

“É marcante ter a oportunidade de levar tudo que a Dança Charme representa para outros países. Que a França seja a primeira de muitas experiências na Europa, ampliando o alcance dessa cultura que nasceu nas ruas do Rio”, afirmou Azevedo.

O Festival Everybody reúne artistas que colocam o corpo como elemento central de expressão artística, abordando questões sociais e políticas. Em sua quinta edição, o evento destaca narrativas de resistência, com foco em comunidades queer, corpos marginalizados e afrodescendentes, além de reflexões sobre identidade, diversidade e coletividade por meio da dança.

Marcus Azevedo

Marcus Azevedo é uma referência da dança urbana no cenário carioca. Com mais de 25 anos de atuação, consolidou-se como artista, professor e pesquisador da Dança Charme, movimento cultural surgido nas periferias e favelas do Rio de Janeiro.

Foi o primeiro coreógrafo a desenvolver pesquisa conceitual sobre a definição da modalidade, obtendo reconhecimento oficial como categoria artística em 2020 pelo Sindicato dos Dançarinos Profissionais do Rio de Janeiro, o que contribuiu para a profissionalização de bailarinos do segmento.

Azevedo é fundador da Dança Charme & Cia (DCC), considerada a primeira companhia profissional dedicada à preservação e promoção da cultura Charme no Brasil, e da Cia Originais do Charme, formada por dançarinos com mais de 40 anos que migraram dos bailes para os palcos. Também idealizou os espetáculos “DCC 10” e “Originais do Charme na Área”, vencedores do FOCA 2022, além de ter sido contemplado pelo Sesc Pulsar (2022/2023).

Dança Charme,Movimento Charme,Marcus Azevedo,Carreau du Temple,Paris,França,dança brasileira na Europa,baile charme,cultura carioca,dança urbana do Rio de Janeiro,Festival Everybody,DJ GAB,intercâmbio cultural Brasil França,evento de dança em Paris,cultura das periferias do Rio,charme na Europa,oficina de dança em Paris Dança Charme,Movimento Charme,Marcus Azevedo,Carreau du Temple,Paris,França,dança brasileira na Europa,baile charme,cultura carioca,dança urbana do Rio de Janeiro,Festival Everybody,DJ GAB,intercâmbio cultural Brasil França,evento de dança em Paris,cultura das periferias do Rio,charme na Europa,oficina de dança em Paris

DJ GAB

Natural da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, DJ GAB iniciou sua formação na oficina de DJs “Urban Work The Responsa” e posteriormente no curso de DJ da Vila Kennedy, com William Batista (DJ Will Ow), onde desenvolveu técnica e prática profissional.

Sua relação com a música começou na infância, influenciada por gêneros como R&B, hip-hop, funk e samba. Posteriormente, passou a dedicar-se ao movimento Charme e às vertentes do hip-hop, que hoje estruturam sua identidade artística.

Dança Charme,Movimento Charme,Marcus Azevedo,Carreau du Temple,Paris,França,dança brasileira na Europa,baile charme,cultura carioca,dança urbana do Rio de Janeiro,Festival Everybody,DJ GAB,intercâmbio cultural Brasil França,evento de dança em Paris,cultura das periferias do Rio,charme na Europa,oficina de dança em Paris

Relacionados