A Defesa Civil de Penha interditou parcialmente o deck e determinou isolamentos pontuais ao longo da Praia do Cascalho, após a ressaca marítima que atingiu a costa de Santa Catarina entre os dias 8 e 10 de agosto. A decisão foi fundamentada no Auto de Constatação nº 34/2025.
De acordo com a diretora da Defesa Civil de Penha, Fernanda Anselmo, a maré alta e o mar agitado comprometeram parte do gabião de pedras que sustenta o deck, já fragilizado. “A estrutura apresentou danos, com risco de acidentes, motivo pelo qual a ponta do deck foi isolada”, explicou.
Os muros de contenção da área inicial da Praia do Cascalho também foram impactados, ocasionando rompimentos e quedas parciais de calçadas. Por prevenção, o setor foi isolado, uma vez que o local recebe grande fluxo de visitantes.
Com base no Auto de Constatação, o Governo Municipal de Penha iniciará os trâmites legais para obras de recuperação da área costeira. O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) já analisa as condições ambientais para viabilizar futuras intervenções.