Douglas Vaz assume presidência do Sinduscon-ES para gestão 2022-2025

Douglas Vaz assume presidência do Sinduscon-ES para gestão 2022-2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Solenidade contou com a presença de cerca de 250 participantes, entre autoridades e empresários

Indústria da construção: pilar do desenvolvimento. Essa foi a tônica da solenidade de posse dos membros da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES) que aconteceu na manhã da última quarta-feira (30), em Vitória.

O querido amigo Douglas Vaz, empresário do segmento de loteamento e desenvolvimento urbano, assume a presidência da entidade empresarial, tendo Leandro Lorenzon como vice-presidente. Ao todo, são 34 membros que compõem a diretoria eleita para a gestão 2022-2025.

Em seu discurso de posse, Douglas ressaltou a importância da indústria da construção para o desenvolvimento do Estado.

A construção é uma indústria que age predominantemente por meio de pessoas. No Espírito Santo, conta com mais de 4 mil estabelecimentos formais e é responsável por criar 52 mil vagas de trabalho com carteira assinada e movimentar, por mês, uma massa salarial de R$ 90,7 milhões. O salário médio mensal do setor foi de R$ 1.919,26 em 2020”, disse o novo presidente.

Também abordou os gargalos que afetam essa indústria. “Alguns dos principais entraves enfrentados pelo setor são os atrasos na aprovação dos projetos nas prefeituras, falta de clareza nas avaliações das licenças ambientas, falta de alinhamento na interpretação das leis, complexa e elevada carga tributária, e muitas taxas, principalmente cartorárias”.

Douglas Vaz entre Paulo Baraona, Cris Samorini, José Carlos Zanandréa e Aristóteles Passos Neto

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, veio de Brasília para prestigiar a posse da diretoria do Sinduscon-ES.

Quando analisamos grandes economias do mundo, percebemos a participação da construção no PIB. Nos Estados Unidos, mais de 20% da participação no PIB é da construção civil. Na Europa também. No Brasil nós somos 4% caindo. Será que nós estamos certos? É fácil percebermos o que é bom para nós e o que não é bom para nós”, avaliou Martins.

Ele disse ainda que é preciso perder a visão de curto prazo, já que os benefícios proporcionados pela construção desencadeiam uma série de outros benefícios. “Precisamos trabalhar juntos, de braços dados para que, quando a maré subir, todos possamos ganhar”.

O presidente da CBIC também fez referência à participação das mulheres na diretoria empossada. Seis empresárias fazem parte da atual gestão. “Parabéns, Douglas, por essa participação. A CBIC tem 96 associadas e tem apenas uma mulher presidente de Sinduscon. Vamos fazer, inclusive, uma parceria com a Fundação Dom Cabral para preparar mulheres para alta direção no setor da construção”.

Em sua fala de despedida, o ex-presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, destacou que quando assumiu, em 2016, falou da necessidade da união do setor produtivo com os três poderes. “Neste período, construímos uma parceria institucional transparente e objetiva, mas há muito ainda a ser feito para que possamos consolidar essa parceria com confiança”.

A solenidade contou com a presença de cerca de 250 participantes, entre autoridades e empresários que lotaram o auditório.

Presente ao evento, a presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Cris Samorini, destacou o papel que a construção civil teve durante a pandemia para a manutenção de empregos no Estado. “A construção civil complementa todos os setores. Ela impulsiona de forma extraordinária a cadeia como um todo. Temos uma boa interlocução e estamos bem próximos”, disse a presidente da Findes.

Nayara e Cristiane Vaz. Filha e esposa prestigiando a posse de Douglas

Douglas Vaz e José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Douglas Vaz e Rubia Zanelato

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Acompanhe o dia e anoite dos famosos em nosso instagram @revistaportfolio

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress