Educação de Santa Catarina abre 50 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em 2026

Educação de Santa Catarina abre 50 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em 2026

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Educação Santa Catarina 2026,Ensino Técnico Gratuito SC,vagas cursos técnicos Santa Catarina,SED Santa Catarina matrículas,SENAI Santa Catarina inscrição,cursos técnicos gratuitos SC,mercado de trabalho Santa Catarina,desenvolvimento regional educação SC,educação profissional Santa Catarina,Novo Ensino Médio SC,LDB ensino técnico,vagas ensino técnico 2026 SC,formação técnica gratuita Brasil,cursos técnicos rede estadual SC,parceria Governo de SC SENAI,estudantes catarinenses ensino técnico

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está ampliando as oportunidades no Ensino Técnico Gratuito em 2026. Ao todo, serão ofertadas 50 mil vagas em cursos técnicos nas escolas da rede estadual e em instituições parceiras, com foco na formação qualificada e alinhada ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento regional.

As matrículas para os cursos oferecidos em parceria com o SENAI começaram neste sábado. Para se inscrever, estudantes e responsáveis devem procurar uma unidade do SENAI ou acessar o site da instituição para preencher o formulário. Entre os documentos exigidos estão documento de identificação com foto e CPF do responsável legal, documento de identificação com foto e CPF do estudante, atestado de frequência escolar e laudo médico para candidatos com deficiência. São mais de 30 cursos técnicos disponíveis.

Segundo o governador Jorginho Mello, o Ensino Técnico Gratuito representa uma estratégia de desenvolvimento ao integrar educação, inovação e crescimento econômico. A proposta é ampliar o acesso dos jovens à formação prática e qualificada, facilitando o ingresso no primeiro emprego.

50 mil novas vagas em 2026

Neste ano, serão ofertadas 50 mil novas vagas em diferentes áreas, conforme as demandas econômicas e produtivas de cada região de Santa Catarina. A iniciativa fortalece as cadeias locais de inovação, estimula o crescimento e prepara os estudantes para o mundo do trabalho.

Do total de vagas, 35 mil serão disponibilizadas por meio de parcerias com instituições de ensino técnico e 15 mil pela rede estadual. Em novembro de 2025, 19,7 mil novas oportunidades já haviam sido abertas, ampliando o acesso à educação profissional. Atualmente, mais de 34 mil estudantes estão matriculados nos cursos técnicos da rede estadual.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, destacou que a ampliação consolida Santa Catarina como referência nacional em educação profissional, alinhando os cursos às vocações regionais e às exigências do mercado.

Estudantes também avaliam positivamente a iniciativa. Antônio Eduardo Testolin, aluno do curso técnico de Administração da EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo, afirma que a formação amplia oportunidades e contribui para seus objetivos profissionais.

A expansão ocorre em consonância com o Novo Ensino Médio, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que promove a reestruturação curricular e integra a educação básica à formação técnica por meio de itinerários formativos.

Relacionados