Emasa investiga vazamento de esgoto no Canal do Marambaia, no Pontal Norte de Balneário Camboriú

Emasa investiga vazamento de esgoto no Canal do Marambaia, no Pontal Norte de Balneário Camboriú

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Emasa Balneário Camboriú,vazamento de esgoto,Canal do Marambaia,balneabilidade

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) informou que, nos últimos dias, foi constatada a alteração de odor e a presença visível de esgoto na região do Pontal Norte, no bairro Pioneiros, atingindo diretamente o Canal do Marambaia. A situação foi identificada a partir de denúncias de moradores e também por técnicos da própria autarquia, que já deram início à investigação do caso.

Segundo o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, há indícios de que um emissário de esgoto tenha sofrido algum tipo de avaria, ocasionando o vazamento de efluentes para o canal. “Trata-se de um projeto que não se mostrou tão eficiente, em uma obra relativamente recente, na qual infelizmente foi decidido passar o emissário por dentro da galeria. Isso dificulta a verificação, pois esse tipo de vazamento geralmente só é identificado quando o esgoto já aflora. Quando percebido, normalmente o dano já é de grandes proporções”, explicou.

Emasa Balneário Camboriú,vazamento de esgoto,Canal do Marambaia,balneabilidade Emasa Balneário Camboriú,vazamento de esgoto,Canal do Marambaia,balneabilidade

Nesta sexta-feira (09), a Emasa intensificou as providências para localizar o ponto exato do rompimento. As equipes realizam inspeções em trechos com possibilidade de acesso humano e, de forma paralela, providenciam o uso de equipamentos especiais, como robôs de inspeção, para áreas sem acesso direto.

De acordo com a autarquia, o conserto da avaria é considerado urgente. Assim que o ponto do vazamento for identificado, todas as medidas necessárias serão adotadas para o reparo do emissário e a contenção do esgoto lançado no canal.

A Emasa ressalta que o vazamento tem impactado negativamente os índices de balneabilidade na região do Pontal Norte e reforça o empenho em solucionar o problema com a maior brevidade possível, minimizando danos ambientais e garantindo a segurança sanitária da população.

Relacionados