Com a chegada do período mais intenso do verão, Balneário Camboriú se prepara para receber um grande fluxo de moradores e turistas, especialmente entre o Natal e o Ano-Novo. A alta ocupação dos imóveis e o aumento da população flutuante elevam significativamente o consumo de água. Para atender essa demanda, a Emasa entra na temporada com sistemas reforçados e maior capacidade de produção.
De acordo com o diretor técnico da Emasa, Jefferson Andrade, houve avanços importantes na estrutura de captação e tratamento de água ao longo do ano.
“Conseguimos um aumento de 70 litros por segundo, o que representa mais 10 milhões de litros de água por dia. Também reforçamos a filtragem, com três filtros a mais em operação em relação ao verão passado, além da troca das bombas da ERAB, em Camboriú, por equipamentos mais eficientes, com maior potência e capacidade de bombeamento”, explica.
Segundo Andrade, a Emasa também executou interligações estratégicas e manutenções preventivas nas redes de abastecimento, chegando ao verão com o sistema plenamente ajustado. “Neste período de alta demanda, não teremos obras estruturais, o que aumenta a segurança operacional. Hoje trabalhamos com sistemas plenos, com total controle de abertura e fechamento de redes”, destaca.

O diretor técnico ressalta ainda que as chuvas são fundamentais para manter o nível do Rio Camboriú adequado ao abastecimento. “Há previsão de chuvas pontuais no fim do ano, o que contribui para garantir o nível do rio e reforça a segurança hídrica da cidade”, completa.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, afirma que os investimentos realizados colocam a autarquia em uma condição mais segura para enfrentar o período mais crítico do verão. “A Emasa se preparou tecnicamente, ampliando a produção e reforçando seus sistemas. Isso nos dá mais tranquilidade para atender a cidade durante o período de maior consumo”, ressalta.
Uso consciente
Mesmo com a ampliação da capacidade de produção — estimada em mais de 120 milhões de litros de água por dia, cerca de 20% a mais do que no verão anterior — a Emasa reforça que o uso consciente da água continua sendo indispensável, especialmente no período entre Natal e Ano-Novo.
Segundo o gerente comercial da Emasa, Thiago Pacheco, o setor acompanha diariamente o comportamento do consumo por meio das leituras, ligações, pedidos de água e esgoto e atendimento direto à população. “Nesse período, qualquer desperdício impacta o sistema. O uso responsável da água é decisivo para garantir que o abastecimento chegue a todos os bairros, sem falta e com qualidade”, ressalta.
Entre as orientações repassadas estão ações simples no dia a dia, como reduzir o tempo de banho, evitar o uso de mangueiras para lavar áreas externas, utilizar máquinas de lavar apenas com carga completa, reaproveitar água sempre que possível e verificar vazamentos em torneiras, descargas e registros. Em condomínios e imóveis de temporada, a recomendação é orientar hóspedes e visitantes sobre o consumo consciente.






