Em Florianópolis, com a participação do presidente da Agência, Marcelo Freixo, gestores públicos, empresários, associações, microempreendedores e integrantes do trade turístico debateram estratégias para implementar regionalmente o novo plano de marketing internacional do turismo, o Plano Brasis.
O evento, realizado em 11 de agosto, marcou a apresentação do diagnóstico sobre o turismo internacional em Santa Catarina e as ações para fortalecer a imagem do estado no exterior e atrair mais visitantes. A iniciativa da Embratur e do Sebrae, em parceria com o governo estadual, integra um roteiro nacional que percorre as 27 unidades federativas, adequando as diretrizes do plano às peculiaridades regionais.
Durante a apresentação, foram destacados os atrativos turísticos de Santa Catarina, como biodiversidade, cultura, sustentabilidade e turismo de base comunitária. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou: “O Plano Brasis reflete a diversidade única do Brasil. Estamos discutindo os melhores mercados para promover Santa Catarina, visando o crescimento do turismo internacional que gera emprego e renda”.
O diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o potencial turístico do estado: “Santa Catarina tem uma diversidade territorial única, com as quatro estações do ano, e sua cultura contribui para a geração de empregos e renda. Pequenos negócios representam 97% do turismo local, tornando essencial sua visibilidade internacional”.
A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – Santa Catarina), Margot Rosenbrock, agradeceu o foco nas políticas públicas: “Planejamento, estratégia e investimento são cruciais para um setor que gera emprego e renda, e que depende do turismo internacional”.
A apresentação técnica foi conduzida pelo diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e pela gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques. O Plano Brasis orienta a atuação integrada dos estados no mercado turístico internacional, alinhando esforços para promover o Brasil no exterior.
Dados recentes revelam que, entre janeiro e julho de 2025, Santa Catarina registrou aumento de 71,19% na entrada de turistas internacionais, com 561.954 chegadas, superando os 328.256 visitantes no mesmo período de 2024. Os argentinos lideram o ranking, seguidos por turistas do Chile, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos.
No Brasil, o turismo internacional atingiu um recorde histórico nos primeiros sete meses de 2025, com 5.952.254 visitantes estrangeiros, um crescimento de 47,5% em relação a 2024.