LUXO BRASILEIRO
Lazer está se tornando o novo artigo de luxo brasileiro. O Brasil está vivendo uma nova onda de clubes e destinos “high ticket”: espaços exclusivos, caros e cada vez mais desejados por um público disposto a pagar por experiências — e não só por produtos. Um dos exemplos mais claros vem de Gramado, um dos maiores polos turísticos do país, que recebe cerca de 8 milhões de visitantes por ano. A cidade vai ganhar um complexo de R$ 1 bilhão, com hotel, pista de esqui ao ar livre (com neve artificial), centro gastronômico, spa, trilhas e até hospital. A aposta é transformar a cidade em um destino de alto padrão durante o ano inteiro — não só em datas como o Natal Luz. Mas esse movimento não está restrito a cidades turísticas. Ele também chegou ao coração financeiro do país.

Inaugurado neste mês, o São Paulo Surf Club virou símbolo dessa nova fase: um clube fechado, com piscina de ondas, “praia urbana” e vista para a Ponte Estaiada. Para se ter ideia, o título familiar custa R$ 1,25 milhão, com mensalidade de R$ 3,3 mil. Tá achando caro? Saiba que há lista de espera. Mas, afinal, o que está por trás disso? Busca por exclusividade. Clubes desse tipo viram uma forma de “criar bolhas” de lazer premium colocando o financeiro como barreira de entrada. A demanda é tão forte que já movimenta uma fatia gigante do luxo mundial. Até 2033, o mercado de experiências exclusivas deve atingir US$ 630 bilhões no mundo todo.

DESTINO GRAMADO

A Braztoa divulgou nesta semana os resultados de sua pesquisa sobre os destinos mais buscados para o período de Natal, Réveillon e férias de verão 2025/26. O levantamento, realizado com operadoras associadas e conduzido pela Sprint Dados, aponta estabilidade com viés positivo tanto no mercado doméstico quanto no internacional, sem sinais de retração na demanda. No Brasil, mais de 60% das operadoras indicam vendas alinhadas às projeções, com janeiro destacado como o mês mais forte, registrando 25% das operadoras com resultados acima do esperado. Entre os destinos nacionais, Gramado lidera as buscas para o Natal. No mercado internacional, entre 55% e 65% das operadoras reportam vendas dentro do esperado, dependendo do período. Janeiro se sobressai, com 28% das operadoras superando projeções. Orlando permanece como destino mais buscado em todas as datas, seguido por Paris, Buenos Aires, Lisboa, Roma, Punta Cana, Santiago e Miami. Destinos emergentes ganham força, incluindo Cartagena, Marrocos, Japão, China, Curaçao, Mendoza, Viena e San Andrés. “É positivo observar que, mesmo em um cenário de variações econômicas, o turismo segue forte. A alta temporada demonstra resiliência e capacidade de atrair o consumidor, que mantém o desejo de viajar como prioridade”, avalia Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa. Ela destaca que o acompanhamento das operadoras funciona como termômetro do setor, orientando estratégias e apoiando destinos e empresas em um dos períodos mais relevantes do calendário turístico.

NATAL/RÉVEILLON/FÉRIAS DE VERÃO

De fato, a medida que as férias de verão se aproximam, cresce a movimentação de viajantes em busca de destinos para descansar, explorar novos cenários, aproveitar o calor nas praias brasileiras ou o frio em outros continentes. Profissionais do setor destacam que, mesmo no início de dezembro, ainda é um bom momento para organizar as férias de verão, especialmente para quem deseja garantir boas tarifas, disponibilidade de hospedagem e variedade de voos e passeios. Quanto antes o viajante alinhar essas escolhas, menores são as chances de enfrentar imprevistos típicos da alta temporada. As tendências deste ano mostram dois perfis em destaque: quem pretende aproveitar o clima tropical, escolhendo cidades litorâneas de Santa Catarina e do Nordeste e outros destinos de praia; e quem prefere fugir das altas temperaturas, optando por roteiros internacionais em países onde o clima está mais ameno. As duas alternativas são muito atrativas, mas exigem organização e atenção aos detalhes que variam conforme o destino.

Escolher uma boa agência de turismo é fundamental pois ela compara e identifica opções vantajosas; organiza o roteiro conforme o estilo do viajante; recomenda fornecedores confiáveis e orienta sobre detalhes cruciais (como seguros, conexões e remarcações) que, muitas vezes, passam despercebidos por quem planeja a viagem por conta própria. O trabalho das agências e operadores é ajudar o viajante a tomar decisões seguras e aproveitar o período com mais tranquilidade. O papel do agente de viagens é garantir que os clientes aproveitem suas férias da melhor maneira possível. Com um bom planejamento, é viável reduzir riscos, facilitar ajustes diante de imprevistos e oferecer suporte a quem deseja combinar diferentes experiências. A consultoria especializada torna-se um diferencial importante, assim, com organização adequada, as férias de verão podem ser vividas com mais tranquilidade, economia e experiências alinhadas aos desejos de cada viajante.

DESTINOS TRANQUILOS

Sem dúvidas as festas de Réveillon continuam no calendário, mas já não são unanimidade entre os viajantes brasileiros. Levantamento da Hoteis.com indica uma mudança clara no comportamento para o fim de 2025: cresce a busca por destinos tranquilos, com natureza, bem-estar e experiências mais silenciosas, enquanto locais tradicionalmente associados a grandes celebrações registram queda de interesse. Segundo os insights da plataforma, destinos conhecidos por multidões e festas tiveram retração expressiva nas buscas. O Rio de Janeiro apresentou queda de 20% no interesse para o período. Em contrapartida, cidades fora do circuito tradicional de Réveillon tiveram aumento significativo na procura, tanto no Brasil quanto no exterior. “Após anos de excesso de estímulos, influência constante do digital e pressão por grandes celebrações, os viajantes estão escolhendo deliberadamente viagens que priorizam o descanso. Observamos uma preferência clara por estadias em ambientes naturais, mais tranquilos e voltados ao bem-estar”, afirma Christie Hudson, diretora global de PR da Hoteis.com. A Hoteis.com também destaca que o planejamento antecipado continua sendo decisivo no período de festas. Reservar com antecedência ajuda a garantir melhores preços e disponibilidade, enquanto a flexibilidade de datas pode reduzir custos e evitar picos de movimento. A plataforma ainda recomenda atenção às condições climáticas, planejamento prévio de passeios e uso de programas de fidelidade, como a possibilidade de ganhar uma diária após dez noites hospedadas, além de opções de pagamento parcelado para viagens de fim de ano.

EXPOVILLE

A cidade de Joinville dá mais um importante passo para se projetar no cenário nacional de eventos, com o lançamento do Guia Mice+Turismo Corporativo & Viagens de Incentivo. O material inédito foi desenvolvido para atrair novos fluxos de visitantes, diversificar a oferta de serviços e fortalecer a integração entre o trade turístico e o setor empresarial, e apresenta um portfólio com atrativos culturais, naturais e de turismo rural, além de serviços, espaços e experiências desenhadas para receber demandas personalizadas do mercado corporativo. A Expoville, maior centro de convenções e eventos de Joinville, é um dos destaques do Guia Mice+ que traz informações sobre a estrutura completa que o equipamento oferece para eventos que vão de grandes feiras industriais; passando por congressos, simpósios e palestras; até festivais culturais, shows nacionais e eventos sociais. A Expoville é um equipamento diferenciado que contribui efetivamente para o trabalho de captação de eventos para Joinville. Além da localização estratégica, às margens da BR-101, entre Florianópolis e Curitiba, conta com uma estrutura completa e versátil; equipe de profissionais qualificados; tecnologias de ponta e serviços de apoio que atendem, com excelência, a eventos de todos os portes, formatos e segmentos. A vocação industrial e empreendedora de Joinville, sempre impulsionaram o turismo de negócios e eventos. O crescimento econômico e o desenvolvimento das áreas de tecnologia e inovação, contribuíram para o fortalecimento da cidade como importante destino de eventos da região Sul.

JOINVILLE CONVENTION

Com foco nesse mercado, a Expoville trabalha em parceria com entidades como o Joinville Convention Bureau, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), além de empresas e profissionais do trade turístico, com foco no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Nos últimos anos, tem atuado de forma contínua e participado de diversas ações de promoção turística, voltadas ao público MICE. O novo Guia Mice+ é mais uma ferramenta para apresentar Joinville, as experiências, atrativos e serviços que fazem da cidade um destino completo e repleto de exclusividades”, completa Coradi. O Guia Mice+ está disponível para download no site Visite Joinville. A Expoville é um dos maiores centros de exposições e eventos do Sul do Brasil, com cerca de 210 mil m² de área total e aproximadamente 20 mil m² de área coberta. Conta com um pavilhão climatizado, múltiplos auditórios (são 13 auditórios de diferentes tamanhos e formatos), salas, hall e espaços para eventos variados. O espaço é versátil e recebe diversos tipos de eventos, além de oferecer estrutura de apoio completo: restaurante com catering, serviços de alimentação e bebidas, estacionamento com 2,5 mil vagas, área externa de lazer com parque, lago e espaços convivência.

ROTA TURÍSTICA RELIGIOSA

Rota Turística Religiosa “Caminho da Graça”, foi sancionada no último do 16 de dezembro, pelo governador Jorginho Mello, em evento realizado em Joinville. A assinatura marca um avanço significativo na valorização do turismo religioso, cultural e sustentável em Santa Catarina. O Caminho da Graça conecta 10 municípios do Norte e Planalto Norte catarinense, iniciando em São Francisco do Sul e seguindo por cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, até Mafra. A proposta integra fé, patrimônio histórico, cultura local e natureza, fortalecendo o desenvolvimento regional e a economia do turismo. A criação da rota representa mais do que um novo produto turístico, é uma política pública que respeita a identidade do catarinense, valoriza a espiritualidade, gera oportunidades econômicas e fortalece os municípios envolvidos. A iniciativa estabelece bases legais para que o Estado promova, incentive e organize ações voltadas ao turismo religioso, estimulando investimentos, parcerias e a estruturação do percurso ao longo dos próximos anos. Com a sanção da lei, o Caminho da Graça passa a integrar oficialmente o mapa turístico de Santa Catarina, consolidando-se como um projeto de longo prazo que une tradição, fé e desenvolvimento sustentável.

VISIT IGUASSU

Falando nisso, entre os dias 12 e 14 de dezembro, o Destino Iguaçu, com atuação direta de Itaipu Binacional e coordenação do Visit Iguassu, através da Gestão Integrada do Turismo, recebeu uma press trip organizada pela Grifa Filmes, com produtores internacionais de audiovisual. A visita, que proporcionou o primeiro contato de 27 produtores de diversos países, com Foz do Iguaçu, foi envolta de surpresas significativas e uma programação repleta de cultura e conhecimento sobre um Destino que pode ser cenário de muitos documentários. A oportunidade surgiu como uma atividade complementar, para algumas das melhores produtoras selecionadas, que estavam no World Congress of Science and Factual Producers, que aconteceu no Rio de Janeiro na primeira semana de dezembro, pela primeira vez na América Latina. Na press trip em Foz do Iguaçu, 20 produtoras estavam representadas, entre elas National Geographic, Walt Disney Company, Elviento Estudio, BW Production, HHMI Tangled Bank Studios, PBS NATURE, WNET, Yap Films, S4C, Documentary Campus, Wall To Wall, Curiosity Films, Lion TV, Trace Elements Media, France Télévision, Beetz Brothers, Terranoa, Sideways Film, Gedeon Media Group , Alfred P. Sloan Foundation e Grifa Filmes.

ROTEIROS

Locais como Itaipu Binacional, Mercado Público Barrageiro, Yup Star Foz, Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves, AquaFoz, Macuco Safari, Cataratas do Iguaçu e Casa do Chef, fizeram parte do roteiro que apresentou Foz do Iguaçu de uma forma rica, valorizando a história, a cultura a gastronomia e a atratividade da região, maximizando o tempo dos convidados na cidade. A expectativa é que a visita traga desperte o interesse dos convidados para futuras produções audiovisuais. Em Foz do Iguaçu, com o apoio da Itaipu e do Visit Iguassu, a experiência superou as expectativas. A organização, os guias e o destino foram amplamente elogiados, e projetos como o Onças, Chefs Tales e as Cataratas despertaram grande interesse de produtoras internacionais. A ação é importantíssima para o destino, pois reúnem in loco grandes decision makers e produtores de conteúdo de vários países, o que pode se desdobrar em produções internacionais voltadas à natureza, inovação e tecnologia, tendo o destino como protagonista. Para Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu: “Essa ação mostra, na prática, como o trabalho integrado fortalece o Destino Iguaçu. Receber produtores internacionais de audiovisual, muitos deles de alguns dos maiores canais e estúdios do mundo, é uma oportunidade estratégica de posicionar Foz do Iguaçu como cenário e conteúdo para produções que alcançam milhões de pessoas globalmente. Mais do que apresentar nossos atrativos, mostramos a diversidade cultural, a infraestrutura e o potencial narrativo da região, criando conexões que podem se transformar em documentários, séries e projetos que levam a imagem do Destino Iguaçu para diferentes públicos e mercados ao redor do mundo.”

METAS 2025 – ESTRATÉGIAS 2026

O Visit Iguassu apresentou o planejamento de ações que irá orientar sua atuação em 2026, reunindo metas e iniciativas voltadas ao fortalecimento de Foz do Iguaçu como destino turístico e de eventos. O plano consolida os resultados obtidos em 2025 e aponta prioridades nas áreas de turismo de eventos, lazer, comunicação, marketing, relacionamento com associados e gestão institucional. No segmento de eventos (MICE), 2025 foi marcado pela captação de 35 novos eventos, com impacto econômico estimado em mais de R$ 180 milhões para a cidade e eventos confirmados no calendário até 2030. Para 2026, a meta se mantém, com a projeção de captação de mais 35 novos eventos, além de manter Foz do Iguaçu entre os três principais destinos do Brasil no ranking da ICCA e ampliar a presença em feiras estratégicas no país e no exterior, como a IMEX World, na Alemanha; a FIEXPO Latin America, na Costa Rica; o ICCA Summit Latin America e o ICCA Congress, no Panamá; a IMEX América, nos Estados Unidos; e a IBTM, na Espanha. No turismo de lazer, o Instituto realizou dezenas de ações promocionais, treinou mais de 3 mil agentes de viagens e lançou o Guia de Visitors, que orienta profissionais e visitantes, indicando roteiros de 4, 5 e 7 noites no Destino. Em 2026, o foco será ampliar a capacitação do trade e intensificar a promoção internacional por meio da participação em feiras e ações de mercado em países como Espanha, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, China, Argentina, Paraguai e México, incluindo eventos de calendário como FITUR, BTL, ITB, ITB China, IFTM Top Resa, ILTM, WTM London, FIT Buenos Aires, FITPAR e road shows no mercado mexicano.

COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO
O Visit Iguassu encerra 2025 com mais de 135 empresas associadas, além da manutenção de uma gestão administrativa e financeira sólida, com controle de custos, baixo índice de inadimplência e um fundo de reserva que garante a segurança da instituição. Com esse conjunto de ações, o Visit Iguassu reforça seu compromisso com o desenvolvimento do turismo, a geração de oportunidades para os associados e a promoção contínua de Foz do Iguaçu como destino de referência no cenário nacional e internacional. Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, conclui: “Encerramos 2025 e encerro minha gestão à frente do Visit Iguassu com resultados muito consistentes e um impacto real para a economia do destino. O planejamento para 2026 reflete essa maturidade, com ações bem estruturadas no Brasil e no exterior, foco na captação de eventos, na promoção turística e no fortalecimento do relacionamento com os associados. Continuarei participando como membro do Conselho e afirmo que nosso objetivo é seguir posicionando Foz do Iguaçu como um destino competitivo, sustentável e cada vez mais relevante no cenário nacional e internacional.”

TEMPORADA DE VERÃO NAS CATARATAS

Falando nisso, o verão no Parque Nacional do Iguaçu, casa das Cataratas do Iguaçu e Patrimônio Mundial Natural, começa com novidade para os visitantes. Entre 20 de dezembro e 31 de janeiro, período oficial da alta temporada, o parque abrirá a partir das 8h, oferecendo uma hora extra por dia para quem deseja aproveitar o destino sem pressa e com conforto. Mais de 340 mil pessoas devem visitar o atrativo neste período. A ampliação do horário chega no momento em que o parque vive sua fase mais completa de experiências. Com novas trilhas, ciclovia pavimentada, atividades de amanhecer e pôr do sol, astroturismo, restaurantes renovados, áreas requalificadas e programação especial, o parque se consolidou como um destino completo. A unidade de conservação também informa que funcionará nos feriados de Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1.º de janeiro), mantendo o horário estendido das 8h às 16h. A expectativa é que mais de 340 mil visitantes passem pelo Parque Nacional do Iguaçu passem durante a temporada de verão e férias, que vai até o final de janeiro.

SEM MEIA ENTRADA

Diversão e contato com a natureza — Além das belezas naturais das Cataratas do Iguaçu, o parque oferece cinco trilhas para caminhadas e uma ciclovia, totalmente pavimentada, que convidam o visitante a se aprofundar na biodiversidade da Mata Atlântica, conectando-se à energia da floresta e ao som das quedas d’água. Dois novos restaurantes proporcionam aos frequentadores diversas opções gastronômicas. Cabe informar que mesmo sendo um parque federal, contraria a lei federal não oferecendo meia entrada. A orientação é adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial, que disponibiliza atendimento exclusivo para quem compra online. Ainda assim, seguem disponíveis as bilheterias e os terminais de autoatendimento no Centro de Visitantes.

NOVO MINISTRO DO TURISMO

Depois do mega fiasco mundial da COP30, foi cortada a cabeça do Celso Sabino do Ministério do Turismo ao final da reunião ministerial desta última quarta-feira (17). Segundo esses interlocutores, o União Brasil, que indicou Sabino, pediu o cargo após ministro ser expulso de partido. O indicado para substituir Celso Sabino é Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). O nome foi confirmado pelo senador Efraim Filho (União-PB), líder do partido. Damião Feliciano é um dos coordenadores da bancada evangélica e da bancada negra na Câmara. O nome para ocupar a vaga deixada por Sabino também foi negociado com a ala governista do partido. Mais um que não entende absolutamente nada de turismo. Além disso e para piorar, a exigência para que os filiados deixassem a gestão Lula foi aprovada após a veiculação de reportagens que apontam uma suposta conexão entre o presidente nacional do partido, Antonio de Rueda, e o Primeiro Comando da Capital (PCC).
BELLA DA SEMANA – RÔ BIANCHI, LETÍCIA E ANDRÉIA

O que começou com maquiagem, terminou com as três nuas na cama. Seu presente de Natal chegou mais cedo. E é melhor que tudo! Você pediu. Você sonhou. Você fantasiou em incontáveis lives, vendo a musa dos bastidores, a maquiadora Andréia de Bem, em ação. Ela realizou seu desejo uma vez, posando nua em um ensaio inesquecível. Mas o que preparamos para este Natal, você não poderia sequer imaginar. O cenário era o Especial 2025. Rô Bianchi e Letícia Leal, as duas estrelas do ano, entregavam tudo. Andréia de Bem estava lá, como sempre, com seus pincéis mágicos. Mas a energia estava diferente. Entre taças de champagne, risos cúmplices e olhares que diziam mais que palavras, a brincadeira começou. Rô e Letícia não se contentaram em ser as únicas estrelas. Elas queriam mais. Elas queriam ela. E o que era insistência virou sedução. Diante das lentes, elas começaram a tirar a roupa de Andréia, peça por peça, desarmando a maquiadora e revelando a deusa que você tanto admira. A resistência durou pouco. O destino já estava selado. Assine o Clube Bella agora mesmo e garanta seu convite para ver TUDO da festinha particular de Rô Bianchi, Letícia Leal e Andréia de Bem. O seu Natal nunca foi tão quente.

Leia ainda: Santa Catarina: Mergulhe no ritmo do verão e viva a experiência

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Estados Unidos preparam novas restrições de viagens
Boqueirão Hotel Fazenda – O Refúgio de Papai Noel na Serra Catarinense
Natal no Castelo: um convite à memória afetiva para eternizar
Viagens corporativistas em outubro alcançaram R$ 1,34 bilhão
Capital Catarinense puxa corrida pelos destinos mais procurados do verão no Brasil
Florianópolis entre os 10 principais destinos do mundo
Santa Catarina e Argentina estreitam laços voltados o turismo e comércio
COP 30 e o futuro do turismo sustentável: a visão de Guilherme Paulus sobre o papel do Brasil
Ricos e inteligentes estão trocando bolsas por passagens aéreas
Turismo ecológico enfatiza sustentabilidade e a conexão com a natureza
Rede hoteleira é estratégica e poderá representar economia de bilhões
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo: Lazer, Conforto e Tradição no Coração do Campo
As nossas maiores heranças são a imortalidade e o tempo









