A precariedade na coleta e tratamento de esgotos em Santa Catarina – estado reconhecido por seu forte potencial turístico – ganhou destaque durante o evento LIDE Santa Catarina, realizado em Balneário Camboriú, no Balneário Shopping. Com o tema “Empreendedorismo e cidades inteligentes”, o encontro reuniu empresários e representantes do poder público para discutir temas que envolvem a sociedade, sendo um dos principais a falta de acesso dos moradores ao abastecimento e esgotamento sanitário.
O presidente do LIDE em Santa Catarina, Delton Batista, enfatizou o índice de balneabilidade das praias do estado e a contradição existente. “Santa Catarina tem duas chagas profundas, uma delas é o trânsito e a outra é a forma como cuidamos das nossas águas. Ter um índice desses é vergonhoso e levar temas como esse para frente é o nosso objetivo”, comentou.
Dos 7,5 milhões de habitantes em Santa Catarina, 73,9% não possuem acesso à coleta de esgoto e apenas 31,3% do esgoto gerado no estado é tratado. Esses dados foram apresentados pela presidente da Aegea SC, que também preside o LIDE Sustentabilidade em Santa Catarina, Reginalva Mureb. A empresa, presente em 15 estados brasileiros, atua para universalizar os serviços em cinco municípios catarinenses: com as concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas e, mais recentemente, Águas de Palhoça.
No debate sobre inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, outros exemplos na gestão pública e empresarial também foram destacados. Participou da discussão a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, que destacou a vocação da cidade para a inovação. “Não permito que Balneário Camboriú fique para trás diante do crescimento acelerado do empreendedorismo no Brasil. Precisamos pensar no futuro para receber todos, com novas possibilidades e experiências, pois a cidade é, sim, uma terra de oportunidades”, completou.
A manhã contou ainda com a presença do diretor comercial e marketing da Appel Home, Rafael Berwanger, do CEO da Sun Business Branding G5, João Satt, do CEO da Betha Sistemas, Aldo Garcia, além da superintendente do Balneário Shopping, Fernanda Flávia.
As iniciativas de inovação voltadas à sustentabilidade foram destaque nas discussões. Entre os exemplos da Aegea SC estão ações sociais reconhecidas e certificadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) por três anos consecutivos. A empresa conta também com um Centro de Operações Integradas (COI), que monitora 24 horas por dia, em tempo real, as condições de pressão e operação dos sistemas — tudo automatizado.
Outro ponto relevante foram os índices de perdas de água das concessionárias — referência nacional: enquanto no Brasil, em média, 40% da água tratada se perde antes de chegar aos imóveis, em Santa Catarina as concessionárias mantêm uma média impressionante de 12%, muito abaixo da média nacional.
A inovação da Aegea SC também alcançou o uso de energia elétrica. Nos últimos anos, as concessionárias vêm investindo na migração da energia convencional para fontes limpas e renováveis. Atualmente, a empresa utiliza energia renovável em 89% dos sistemas operados no estado.
“Dentro do tema sustentabilidade, é importante destacar São Francisco do Sul, onde estamos universalizando a coleta de esgoto na região das praias, com quase 200 km de redes coletoras previstas para instalação até o fim do ano”, completou Reginalva. “Sem esquecer Bombinhas, onde a questão crônica do abastecimento foi resolvida com a distribuição de 250 litros de água tratada por segundo na alta temporada, promovendo o fortalecimento do turismo local”, finalizou.