A Feira Artesanato da Bahia ganhará uma edição especial dentro da programação do 8º Festival Sabores de Itacaré, entre os dias 14 e 16/10 (quinta, das 18h30 às 23h; sexta e sábado, das 16h às 23h), na Praça São Miguel (Av. Castro Alves, Orla), em Itacaré. O evento reunirá uma amostra da produção artesanal do estado e da Costa do Cacau.
Se o Festival Sabores de Itacaré, com o tema Da Origem ao Prato, propõe traçar uma trajetória dos alimentos através da agricultura familiar da região, na Feira Artesanato da Bahia o conceito é, também, reunir a produção mapeada de artesãs e os artesãos da Bahia. O evento aposta também na diversidade cultural, presente nos santos barrocos, moldados pelos santeiros em argila, e nas bonequeiras que reproduzem a fauna e a flora da Costa do Cacau.
Trabalhos em cerâmica, bordados diversos, trançado de fibras naturais de cipós, aproveitamentos de cocos, arte em tecido e retalhos e em crochê, muito presentes na região, estarão representados na feira. Um exemplo, são as peças trançadas pelos artesãos das comunidades Quilombolas.
Artesãs e artesãos interessados em expor seus produtos podem fazer sua inscrição através do site www.artesanatodabahia.com.br até o dia
10 de outubro. É preciso residir na Bahia e possuir a Carteira Nacional de Artesão.
A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Itacaré e do Festival Sabores de Itacaré.
“Itacaré encerrará com chave de ouro este primeiro ciclo de feiras no contexto da retomada de atividades econômicas. A Feira do Artesanato chega a um dos grandes destinos turísticos do estado se integrando ao Festival de Gastronomia local. São aguardados artesãs e artesãos dos territórios litoral sul, baixo sul e costa do descobrimento que terão oportunidade de apresentar e vender sua produção para moradores e visitantes de todo o país”, comenta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre
EDIÇÃO ITINERANTE – Entre agosto e setembro, a Feira de Artesanato da Bahia visitou com sucesso as cidades de Aratuípe (Maragogipinho), Lençóis, Jacobina, Vitória da Conquista, Cachoeira e Juazeiro. Em cada uma delas, o evento envolveu os municípios da região com a comercialização de produtos de artesãs e artesões, encontros para debater o setor e com inscrições para a Carteira Nacional do Artesão. O formato itinerante também cumpriu a proposta de aquecer o turismo e valorizar a cultura de cada região.
GASTRONOMIA – Com uma programação que envolve cozinha-show, feira gastronômica e apresentações artísticas e culturais, o Festival Sabores de Itacaré, de 14 a 24 de outubro, vai homenagear Júlio de Oliveira, que durante anos esteve à frente do evento. Com curadoria do chef Junior França, o evento reúne chefs locais renomados nas oficinas gastronômicas, que terão temas que valorizam os ingredientes locais, receitas de raiz e culinária afetiva.
“Um evento consagrado, o Festival Sabores de Itacaré há sete anos movimenta a cidade. Esse ano, com o tema ‘Da origem ao prato’, vamos valorizar a prata da casa, trazendo de volta para homenagear os chefs que se formaram e capacitaram em Itacaré. E, para coroar, estamos com a Feira Artesanato da Bahia, que valoriza também a prata da casa com os artesãos apresentando os produtos criados aqui”, aposta José Alves, secretário de Turismo de Itacaré.
—
Jamil Moreira CastroCOMO Comunicação