A cidade de Timbó, em Santa Catarina, se prepara para um dos momentos culturais mais aguardados do ano: a tradicional Feira do Livro, que será promovida entre os dias 11 e 15 de junho, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, com o tema “Construindo pontes, vozes e versos”. Em sua 19ª edição, o evento reforça a literatura como meio de diálogo, conexão e valorização da diversidade cultural.
A programação, com entrada gratuita, foi elaborada para atender públicos de todas as idades. O evento oferece desde contações de histórias e oficinas literárias até mesas-redondas com escritores renomados, além do espaço Catarina Comics, voltado à cultura pop e geek. A maioria das atrações ocorre no Pavilhão, com atividades também no palco do Teatro Municipal de Timbó.
O encerramento, marcado para domingo (15/6), será um dos pontos altos da feira. A partir das 18h, o Teatro de Timbó recebe a Orquestra Sinfônica de Lages, que apresentará o Concerto Gaúcho Sinfônico. A performance, com repertório dedicado à música regional, representa uma rara oportunidade para o público vivenciar a riqueza da cultura gaúcha interpretada por uma orquestra completa, encerrando o evento com grande estilo. A apresentação ressalta o papel da arte na integração de diferentes públicos e linguagens culturais.
Para o público infantil, um dos destaques é o espetáculo “Flor e Beija-flor”, com os personagens Stitch e Angel. O show está programado para as 16h no Pavilhão de Eventos Henry Paul, com duração de cerca de uma hora e meia, envolvendo o público em diversas brincadeiras interativas.
A Feira mantém também tradições já consolidadas. Na quarta-feira (11/6), acontece a Noite Bell, com a final do 15º Concurso de Declamação de Poemas, que neste ano retoma a categoria Ouro para declamadores experientes, homenageando o poeta timboense. Já na sexta-feira (13/6), a mesa-redonda “Os Enigmas de Péricles Prade” reunirá escritores para discutir a obra do autor que dá nome à Biblioteca Municipal de Timbó, seguida de apresentação da artista local Duda Flor. No sábado (14/6), o destaque será o desfile de Cosplay e a programação do Catarina Comics, marcado pela criatividade e pelo público jovem.
Durante os cinco dias, visitantes poderão explorar estandes de autores e editoras, participar de troca de livros organizada pela Biblioteca Municipal, apreciar pintura ao vivo e deixar sua marca no mural coletivo de poemas. A Feira do Livro de Timbó se consolida, a cada edição, como um dos principais eventos literários e culturais da região, promovendo o encontro entre leitores, escritores, escolas e famílias, em torno do prazer da leitura.
O evento é promovido pela Fundação de Cultura e Turismo de Timbó e conta com estacionamento gratuito e praça de alimentação completa. A programação detalhada será divulgada em breve nos canais oficiais da organização.