Fesporte encerra 2025 com números recordes e fortalecimento histórico do esporte em Santa Catarina

Fesporte encerra 2025 com números recordes e fortalecimento histórico do esporte em Santa Catarina

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Fesporte 2025,esporte em Santa Catarina,calendário esportivo catarinense,jogos escolares SC

Desde o mês de maio até o fim de novembro de 2025, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) realizou um total de 11 eventos, consolidando um ano histórico, com números recordes em praticamente todas as etapas finais do calendário esportivo catarinense. O fortalecimento das competições oficiais promovidas pela Fesporte foi a principal marca de 2025.

Entre os dados expressivos, destaca-se a participação de 285 dos 295 municípios de Santa Catarina em todo o processo dos Jogos Escolares de Santa Catarina, na categoria de 15 a 17 anos, demonstrando o amplo alcance das ações esportivas no estado.

Os eventos com etapas estaduais do calendário da Fesporte em 2025 foram organizados nas seguintes áreas:

Esporte de participação

No esporte de participação, a Fesporte promoveu os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), realizados no mês de maio no município de São Bento do Sul, e os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que tiveram Lages como sede em setembro.

Também foram realizados os Jogos Abertos Paradesportivos Escolares (Parajesc), sediados em Blumenau, reforçando o compromisso da Fesporte com a inclusão de pessoas com deficiência e com a promoção da prática esportiva para pessoas acima dos 60 anos, como ocorre nos Jasti.

Esporte educacional

Os eventos do esporte educacional do calendário da Fesporte alcançaram escolas em todo o estado de Santa Catarina. Em 2025, ocorreram as etapas dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), na categoria 15 a 17 anos, em São Miguel do Oeste, e na categoria 12 a 14 anos, em Blumenau.

Esses eventos classificaram estudantes para competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

No encerramento do ano, a Fesporte também realizou as duas etapas do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF): a categoria 11 a 14 anos em Itapiranga e a categoria 15 a 17 anos em Garopaba.

Esporte de rendimento

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizados em Rio do Sul, abriram o calendário do esporte de rendimento em 2025. O evento, voltado a atletas de até 18 anos, é um dos mais tradicionais do esporte catarinense, com história desde 1988.

No fim de outubro, o município de Brusque sediou, pela primeira vez, a etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense, destinada a atletas de até 16 anos.

O encerramento do esporte de rendimento ocorreu em grande estilo com a 64ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizada em Chapecó (SC) no mês de novembro.

Festival Escolar Dança Catarina

Após a realização de 17 etapas mesorregionais, o Festival Escolar Dança Catarina foi concluído em outubro com quatro etapas regionais finais, realizadas nos municípios de Lauro Müller, Lages, Xanxerê e Rio do Campo.

“Foi um ano muito intenso, com um calendário bastante preenchido e muitas viagens por todo o estado de Santa Catarina, que terminou exatamente como planejamos: levando o esporte à população de todas as idades e categorias, nos mais variados formatos, do paradesporto ao esporte de rendimento e ao esporte da terceira idade. Acredito que 2025 se encerrou com todos os objetivos concluídos. Agradeço ao governador Jorginho Mello por permitir que vivêssemos um dos melhores anos da história do esporte catarinense”, afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.

Relacionados